Professores do distrito reuniram em plenário preocupados com o futuro da profissão
Dezenas de professores do distrito de Bragança reuniram-se na terça-feira em plenário para debater o futuro da profissão, que dizem ser “preocupante”.
A ação, promovida pelo Sinficato de Professores do Norte, afeto à Fenprof, quis alertar para algumas situações em véspera da negociação do Orçamento de Estado e do início da negociação do Estatuto da Carreira Docente.
“Depois do Orçamento aprovado, vamos ter outro Governo”, alertou Francisco Gonçalves, Secretário geral adjunto da Fenprof.
“Estamos em vésperas do Dia Mundial do Professor, dia 05 de outubro, e muito perto da apresentação do Orçamento de Estado e da primeira reunião de revisão do Estatuto da Carreira docente, a 21 de outubro. Este era o momento para um conjunto de 18 plenários nos 18 distritos. Fazer uma reflexão sobre os vários problemas que se colocam aos professores e à escola pública. Desde logo, a falta de professores é um problema sério, estrutural do país, que se manifesta de formas diferentes ao longo da geografia”, alertou aquele responsável.