Povo desconhece Orçamento Participativo
Pela terceira vez, os cidadãos de Bragança têm a possibilidade de propor ao município ideias e projetos que gostariam de ver executados no concelho. Foram 27 as propostas feitas e aprovadas 19. A votação está a decorrer até 15 de setembro.
O presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, está satisfeito com o número de propostas apresentadas ao Orçamento Participativo (OP) 2017. Ao todo foram candidatas 27 propostas, das quais 19 foram consideradas elegíveis, 11 no Orçamento Participativo Geral e oito no Orçamento Participativo Jovem.
O OP contempla um reforço de 10,41% da verba disponível, que passou de 240 mil euros para 265 mil. O orçamento geral tem uma verba de 215 mil euros (mais 15 mil euros do que ano passado) para gastar em projetos, cada um não pode ultrapassar um valor até 43 mil euros, e o orçamento jovem (para cidadãos até aos 35 anos) dispõe de 50 mil euros (mais 10 do que no ano passado). O valor máximo de cada obra é de 12.500 euros.
Entre 20 de julho e até esta quinta-feira já se inscreveram na plataforma 710 pessoas e votaram 222. "Revela que os brigantinos gostam de participar nas questões da sua terra e numa atitude de ajuda à decisão, e à melhor decisão, de quem decide têm aderido a esta iniciativa", considera o autarca.
O município quer cidadãos mais participativos e empenhados nas decisões para o concelho, mas o certo é que para muitos o Orçamento Participativo é algo desconhecido.