Paulo Xavier é o novo presidente da Câmara após a renúncia do mandato de Hernâni Dias
Paulo Xavier, desde terça-feira, oficialmente o novo presidente da Câmara de Bragança, depois de Hernâni Dias ter renunciado ao mandato após ter sido eleito deputado pela Aliança Democrática (AD).
O agora antigo autarca brigantino ainda regressou às funções após as eleições, de forma a poder despedir-se das funções, tendo ainda presidido à reunião de Câmara da passada segunda-feira.
Desde terça-feira, contudo, com a efetivação da renúncia de mandato, a liderança da autarquia brigantina é assumida definitivamente pelo até aqui vice-presidente, Paulo Xavier.
“Sou autarca há muitos anos, encarei sempre isto como uma missão de serviço público e é o que vou continuar a fazer, a pensar no bem-estar das pessoas e desenvolvimento do território”, disse Paulo Xavier ao Mensageiro.
O novo presidente da Câmara espera “dar seguimento aos projetos” que a autarquia tem em mãos “e trabalhar em projetos que surjam em próximos avisos de candidaturas a fundos europeus, estreitar cooperação com as instituições da cidade e do concelho no sentido de fortalecer cada vez mais a região”, acrescentou Paulo Xavier.
O novo presidente de Câmara acredita que “vai ser um período (2030) muito bom para Bragança na captação de investimento”. “É isso que claramente nós queremos, ultrapassar os desafios. A nossa intenção é servir com integridade, transparência e dedicação. Tem sido assim ao longo de 27 anos”, sublinhou, adiantando que a “prioridade é trabalhar incansavelmente para o progresso e bem-estar dos cidadãos”.
Para já, ainda não é conhecida a composição final do executivo com a saída de Hernâni Dias. Ao longo do período de suspensão de mandato para a campanha, a médica Cristiana Batouxas assumiu o cargo de vereadora sem pelouros, até pela renúncia de António Batista, Chefe de Divisão de Educação, que era o número seis da lista. “Estou a fazer a ronda ao nível da disponibilidade das pessoas que estão na lista e esta semana, após acabar essa ronda, irei tomar as decisões. Estamos a meio do mandato e sabemos que não é fácil, no sentido de adaptação. Vamos ponderar isso tudo”, garantiu Paulo Xavier.
Na altura, o executivo funcionou com três dos quatro vereadores a tempo inteiro (para além de Paulo Xavier, também Fernanda Silva e Miguel Abrunhosa) mas, dado o volume de trabalho ao longo do que falta de mandato (quase dois anos), é previsível que um dos elementos que se segue na lista (a seguinte é Olga Pais) seja convidado a integrar o executivo a tempo inteiro.
Já Hernâni Dias tem sido, também, um dos nomes apontados ao novo Governo, eventualmente para uma secretaria de Estado.
O Mensageiro tentou chegar à fala com o antigo presidente de Câmara mas Hernâni Dias não respondeu ao contacto.