Nordeste Motor Show reforça estatuto e atrai quatro mil apaixonados por motores

A segunda edição do Nordeste Motor Show, promovida pelo Nordeste Automóvel Clube (NAC), decorreu neste fim de semana, 26 e 27 de julho, no NERBA, em Bragança, registando uma forte adesão do público e consolidando-se como uma das maiores iniciativas da região ligadas ao desporto motorizado.
Ao longo dos dois dias, passaram pelo recinto cerca de quatro mil visitantes, o dobro da edição inaugural. “Esta edição é mais um sucesso, onde apresentámos algumas novidades, como o Trator Power Race, algo que em Bragança ainda não tem grande expressão e que considerámos relevante introduzir, por valorizar os agricultores e a comunidade rural”, referiu Rómulo Pinto, vice-presidente do NAC.
Com um programa diversificado, o evento combinou provas de perícia automóvel, demonstrações de drift, gincanas, passeios a cavalo, animação musical com DJs, atuações dos Bombos de Samil e dos Gaiteiros de Outeiro, além de várias atividades dedicadas aos mais novos, como insufláveis.
A exposição automóvel contou com cerca de 200 viaturas, entre modelos clássicos, desportivos e motas. “Os brigantinos mostraram ser apaixonados pelo mundo automóvel, não só pela participação mas também pela colaboração. Muitos disponibilizaram as suas viaturas para a exposição, que contou com grande diversidade e atraiu a curiosidade de todos os públicos”, acrescentou o dirigente.
Para além do carácter desportivo, o certame teve também uma forte componente comunitária, envolvendo comércio local, restauração e associações da região, numa lógica de valorização do território.“O Nordeste Motor Show pretende ser também uma oportunidade de valorizar o distrito, funcionando como ponto de encontro de aficionados do desporto motorizado de vários pontos do país”, sublinhou Rómulo Pinto.
O vice-presidente do clube revelou ainda que o balanço do evento superou todas as expectativas, reforçando a ambição de continuidade. “O ‘feedback’ dos visitantes tem sido extremamente positivo, a elogiar a evolução face à edição anterior. Excedemos as expectativas com cerca de 4.000 visitantes, um número que nos satisfaz e que nos dá motivação para organizar uma terceira edição ainda melhor.”
O evento serviu igualmente como instrumento de promoção do próprio clube organizador. “Esta iniciativa é importante porque atrai mais pessoas para as atividades do NAC, que se têm diversificado. Temos recebido novos sócios e o nosso objetivo é continuar a crescer como uma referência local e nacional no mundo motorizado. O NAC é um clube de todos, para todos.”
A próxima atividade do Nordeste Automóvel Clube está já em preparação: um passeio pela mítica Estrada Nacional 102, agendado para meados de agosto, que deverá juntar automóveis clássicos e desportivos num ambiente de convívio e valorização paisagística e cultural.
No lado competitivo do certame, a adrenalina esteve ao rubro com as provas da Trator Power Race e da Gincana. Pedro Maquedo venceu nas categorias de 66-80 Cv e 155-190 Cv, Luís Castro destacou-se na categoria de 81-95 Cv, enquanto Pedro Pardal conquistou os primeiros lugares nas classes de 96-110 Cv, 111-154 Cv e 191-220 Cv. Já André Custódio saiu vitorioso na categoria de 221-260 Cv.
Na Gincana, Hugo Sampaio venceu na categoria de viaturas com carroçaria direita e tração traseira, enquanto António Vilela foi o mais rápido entre os veículos de carroçaria direita e tração dianteira.
O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Bragança, do NERBA, da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, da Junta de Freguesia de Samil, entre outras entidades e empresas locais.
Fotos: Guilherme Moutinho