Município investe mais em centros de promoção das tradições e produtos locais
O município de Vimioso investiu mais de um milhão de euros na construção de dois centros de promoção das tradições e dos produtos locais em Caçarelhos e Santulhão para perpetuar as memórias coletivas do concelho e promover a economia local.
“Estes dois novos centros de promoção das tradições e dos produtos locais como o ciclo do pão, o azeite, a música de raiz celta, as tradições ligadas ao entrudo são as principais atrações e que são complementados com outros espaços de dinamização de eventos culturais e de lazer”, explicou ao Mensageiro, Jorge Fidalgo.
Estes dois novos espaços estão localizados nas aldeias de Caçarelhos e de Santulhão, e vão servir para múltiplas atividades porque estão dotados de amplos salões para a realização de diversos eventos, festas e reuniões. Haverá ainda gabinetes para entidades como a fábrica da igreja ou junta de freguesia.
“Estas duas aldeias necessitavam de dois espaços desta natureza, dado o conjunto de atividades que se vêm desenvolvendo ao longo do ano, como é o caso da feira do pão em Caçarelhos ou atividades ligadas ao turismo de natureza. Já em Santulhão, o novo equipamento servirá para perpetuar a tradição do entrudo ou atividades ligadas à música de raiz celta”, explicou o autarca social-democrata.
A cerimónia de inauguração do centro de valorização das tradições de Caçarelhos decorreu no passado sábado e contou com a presença da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e do novo bispo da diocese de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida visitou assim, a primeira aldeia do espaço diocesano do Nordeste Transmontano.