Bragança

Mais de 30 por cento dos alunos do IPB são oriundos dos PALOP

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-10-20 10:07

A lusofonia é uma “marca identitária” do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) afirmou Luís Pais, vice-presidente da instituição, na sessão de abertura do IV Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2022), que teve lugar na Escola Superior de Educação, na passada quinta-feira.
Segundo o responsável, atualmente mais de três mil estudantes são originários de países estrangeiros onde se fala português, no conjunto dos cerca de 10 mil matriculados este ano. Cerca de 30% vieram de países PALOP, nomeadamente 1500 de Cabo-Verde, cerca de 500 do Brasil, a que se somam os 400 que vêm deste país sul-americano em regime de mobilidade e em projetos de duplo diploma, perto de 300 são de São Tomé, 300 da Guiné e outros tantos de Angola, mais uma centena de Moçambique e ainda os 50 jovens que vieram de Timor de Leste.
A meta da instituição de ensino é chegar aos 40%, a curto prazo. “Alunos de países africanos onde se fala português e estudantes em mobilidade. É uma capacidade enorme de o instituto atrair alunos destes países para estudar em Bragança e Mirandela, que influenciam a nossa comunidade e a nossa maneira de ser”, explicou Luís Pais.

Assinaturas MDB