Freixo de Espada à Cinta

Mais de 1.500 pessoas passaram pela segunda edição dos Sabores & Tradições

Publicado por Francisco Pinto em Qua, 2022-11-30 11:56

A segunda edição da iniciativa enogastronómica “Sabores & Tradições”, que decorreu no passado fim de semana, recebeu ao longo de três dias mais de 1.500 visitantes que puderam apreciar o melhor da gastronomia, vinhos, doçaria conventual e outros produtos endógenos deste concelho raiano.

Com esta iniciativa, o município freixenista teve como objetivo promover as tradições locais, contribuindo para o desenvolvimento económico da região, através da divulgação dos produtos pecuários e agrícolas e a manutenção de tradições seculares.

De acordo com o presidente da câmara, Nuno Ferreira, o certame tem três características fundamentais: o primeiro passa por injetar dinheiro na economia local. O segundo é que todo e certame é realizado com a experiência dos produtores locais. O terceiro passa por mostrar a vitalidade e saber receber do concelho de Freixo de Espada à Cinta.

“Há uma preocupação do atual executivo municipal de movimentar a economia local, para quem cá reside. Ao mesmo tempo deixa-lhe aquilo que de melhor temos que é extensivo a quem visita este concelho”, vincou o autarca socialista.

Nuno Ferreira, vincou ainda que este foi um evento planeado ao pormenor para a população e para a região, uma forma de fazer com que as pessoas queiram permanecer na sua terra, onde se sintam bem e orgulhosas do seu concelho, dos seus produtos e, sobretudo, da sua capacidade valiosa e única de bem receber.
No campo das tradições locais, jogou-se à pelota e à raiola, jogos tradicionais que juntaram cerca de meia centena de aficionados. Já o torneio da malha teve de ser adiado para hoje devido ao mau tempo.

“Esta é uma forma de não se perder a nossa memórias do passado, respeitar o presente para assim projetar o futuro do nosso concelho”, frisou Nuno Ferreira.
Não fosse o concelho de Freixo e Espada à Cinta a porta de entrada na Região Demarcada do Douro (RDD), também os vinhos de qualidade superior estavam presentes neste certame onde se promoveu uma prova destes néctares e que juntou cerca de 30 referências.

No campo da animação musical, Claudia Martins e os Minhotos Marotos estiveram em destaque no segundo dia do Sabores & Tradições.

A noite ficou marcada pelos tradicionais cantares ao desafio e desgarradas, onde o humor foi a tónica dominante.

A música tradicional também teve os seus representantes com gaiteiros e pauliteiros do planalto Mirandês.

Assinaturas MDB