Golo solitário de Ronaldo decide dérbi concelhio
O ADC Rebordelo garantiu este domingo, dia 3 de outubro, a vitória no dérbi concelhio, ao vencer em casa do FC Vinhais, por 0-1, em jogo da ronda inaugural do Campeonato Distrital AF Bragança Pavimir.
No primeiro tempo, o equilíbrio prevaleceu, ficando as emoções reservadas para a etapa complementar. Ainda assim, destaque para o guarda-redes Rhuan que se mostrou atento, perante a ameaça de Ronaldo, e conseguiu, aos 13’, adiar o que parecia certo.
A equipa da casa que apresentou um futebol apoiado e de posse de bola, pecou por alguma lentidão de processos. Os lances de perigo do Vinhais não terminavam com a eficácia desejada e na sua maioria tinham origem em bolas paradas. Aos 23’, o médio Lico ainda conseguiu arrancar aplausos do público presente nas bancadas, após cabecear perto do poste da baliza adversária. Perto dos minutos finais do primeiro tempo, aos 40’, o ala Pablo mostrou técnica e conseguiu sacudir a defesa do Rebordelo, mas a finalização voltou a não ser a melhor.
Numa partida bem jogada apesar das poucas oportunidades flagrantes de golo, acabaram por ser os rebordelenses a desbloquear o marcador, com Ronaldo Cruz a abrir o segundo tempo, aos 47’, a bater o guarda-redes Rhuan. O golo solitário do brasileiro, com nome de craque, surgiu após uma assistência de régua e esquadro de João Quintã.
A exibição de Ronaldo Cruz coroada com um golo decisivo é um sério aviso para as equipas adversárias. O avançado brasileiro soma já dois golos em dois encontros, marcou no desafio anterior frente ao Cinfães, em jogo relativo à segunda eliminatória da Taça de Portugal.
“O meu objetivo pessoal é ser o melhor marcador da competição. Quero marcar muitos golos para ajudar esta equipa a garantir os três pontos em todos os jogos.” Ronaldo Cruz, avançado do ADC Rebordelo.
Após o golo, o Rebordelo soube gerir a vantagem conquistada. Nuno Loureiro refrescou o ataque e manteve a consistência defensiva. O ataque do FC Vinhais não mostrava acutilância e apenas aos 62’ conseguiu ameaçar Bruno Rato. Uma boa transição ofensiva que culminou na tentativa de chapéu do brasileiro Lico.
“Não faz sentido atirar a toalha ao chão por uma derrota na primeira jornada, acredito que será um campeonato muito competitivo até ao fim.” Nuno Fernandes, treinador do FC Vinhais.
“Não esperávamos nem merecíamos este resultado. Lutámos até ao fim, mas o Rebordelo baixou muito o bloco e não conseguimos marcar. Faltaram ideias no setor ofensivo porque controlámos o jogo defensivamente. O Rebordelo consegue o golo no segundo remate que fazem, apesar de termos mais volume de jogo não conseguimos encontrar espaços na linha mais recuada do adversário. A nossa circulação de bola foi lenta o que permitiu ao Rebordelo controlar melhor o jogo sem bola,” adiantou Nuno Fernandes, assegurando uma resposta competente do grupo de trabalho e relembrando ser um campeonato longo e competitivo. “Sabemos o que temos de fazer, não é por perdermos o primeiro jogo que deixamos de ser candidatos. É a primeira jornada, foi um jogo contra um rival que é uma equipa muito boa e estes resultados podem acontecer no futebol,” observou o técnico.
Desta forma, o conjunto liderado por Nuno Loureiro soma o seu primeiro triunfo no campeonato e soma os seus três primeiros pontos na competição.
“Fomos uma equipa personalizada, muito madura, que soube os momentos do jogo. Não permitimos lances de perigo ao adversário e aproveitámos as ruturas por dentro para conseguir o golo.” Nuno Loureiro, treinador do ADC Rebordelo.
No que lhe concerne, Nuno Loureiro justifica o triunfo com um trabalho de casa bem conseguido. “Preparámos este jogo muito bem, analisámos o adversário e sabíamos os seus pontos fortes. Trabalhámos para neutralizar as suas armas e isso foi evidente. Foi um jogo taticamente muito rico. O objetivo era ferir o adversário em situações como a do golo e não permitimos uma oportunidade clara ao Vinhais. Controlámos o jogo por completo, perante uma equipa com muitos valores individuais, mas penso que o nosso coletivo foi mais forte,” acrescentando que “esta vitória só faz sentido se vencermos o próximo jogo. O Rebordelo é apenas candidato a vencer todos os jogos, a nossa ambição e qualidade só permite pensar nos três pontos em cada jogo.”
A próxima jornada do Campeonato Distrital AF Bragança está agendada para o próximo domingo, dia 10 de outubro, com ADC Rebordelo a receber o Vila Flor e o FC Vinhais a viajar com destino a Argozelo.
Fotos: Guilherme Moutinho
Campeonato Divisão de Honra Pavimir AF Bragança 2021/22 1ª Jornada
Águia FC Vimioso – GD Bragança 0-2
FC Vinhais – ADC Rebordelo 0-1
GD Mirandês – Minas de Argozelo 5-0
FC Carrazeda – CCD Carção 0-3 (DA)
Vila flor SC – GD Sendim 1-5
AE Africanos – GD Moncorvo Adiado (20 Out.)
*Derrota Administrativa
Classificação
J V E D P
2.º GD Sendim 1 1 0 0 3
3.º CCD Carção 1 1 0 0 3
4.º GD Bragança 1 1 0 0 3
5.º ADC Rebordelo 1 1 0 0 3
6.º GD Moncorvo 0 0 0 0 0
7.º AE Africanos 0 0 0 0 0
8.º FC Vinhais 1 0 0 1 0
9.º Águia FC Vimioso 1 0 0 1 0
10.º FC Carrazeda 1 0 0 1 0
11.º Vila flor SC 1 0 0 1 0
12.º Minas de Argozelo 1 0 0 1 0
Próxima jornada 2ª 10/10/2021
GD Moncorvo-GD Mirandês; CCD Carção-AE Africanos; Minas de Argozelo-FC Vinhais; ADC Rebordelo-Vila flor SC; GD Sendim-Águia FC Vimioso e GD Bragança-FC Carrazeda (Adiado 24/10).
Ficha
FC Vinhais 0
ADC Rebordelo 1
Estádio Municipal de Vinhais
Árbitro: Bruno Cordeiro
FC Vinhais: Hudson; Edra, Lauro (Daniel Fernandes 45’), Daniel Rodrigues, Lólis (Diogo Souza 59’), Lico, Pablo (Félix 79’), Luís Pessanha, Márcio Doreta (Renato Graça 83’), Henrique Almeida e Willian.
Treinador: Nuno Fernandes.
ADC Rebordelo: Bruno Rato; Vitor Cunha, Governor, Maki (David Teixeira (87’), João Quintã, Toni, Ronaldo Cruz (Ednan 80’), Rabiço (Flávio Cavalo 80’), Pedrinho, Clemente e Cícero.
Treinador: Nuno Loureiro.