FUTEBOL

Estudantes Africanos receberam o líder "em casa emprestada" e estiveram perto da surpresa

Publicado por Guilherme Moutinho em Qua, 2021-12-01 22:30

O Grupo Desportivo de Bragança fez a sua parte e conseguiu vencer os Estudantes Africanos, por 1-2, esta quarta-feira (1), no Estádio Municipal de Bragança, mantendo a liderança no Campeonato Distrital AF Bragança.

A decisão dos Estudantes Africanos em jogar na casa do Grupo Desportivo de Bragança mereceu a explicação de Óscar Monteiro. “O futebol deve ser visto como um espetáculo. Nós não jogamos para nós, nós jogamos para o público. Eu sabia ser um campo com todas as condições, decidimos que podendo jogar no Municipal íamos aproveitar essa oportunidade”.

Quando questionado se esta escolha poderia levantar alguma celeuma, a resposta foi pronta. “Jogámos para ganhar e podíamos ter empatado o jogo no último minuto. Quem quisesse constatar a verdade desportiva que viesse observar o jogo,” afirmou o responsável dos Estudantes Africanos.

Quanto ao jogo, o conjunto de Lopes da Silva mostrou superioridade no primeiro tempo, mas sem conseguir traduzir esse domínio em oportunidades claras de golo. Aliás, a primeira ocasião de perigo pertenceu à equipa dos Africanos, aos 11’, na sequência de um livre marcado por Danilo Fortes.

O golo que quebrou o nulo na partida resultou de um autogolo de Genilson, ao minuto 19. Um ligeiro desvio do jogador dos Estudantes ao remate de Fernando Ícaro foi o suficiente para enganar o guarda-redes Ronildo.

A fechar o primeiro tempo, aos 43’, o Grupo Desportivo de Bragança adiantou-se no marcador por Fernando Ícaro. O médio-ofensivo brasileiro aproveitou um bom passe de Marco Trigo para rematar colocado para o fundo das redes.

Após o intervalo, a equipa de Óscar Monteiro melhorou o rendimento e até chegou a enviar uma bola ao poste na sequência de um livre cobrado por Danilo Fortes, aos 62’. À passagem do minuto 77, Danilo Fortes aproveitou uma assistência de Davi Mendes para reduzir a diferença no encontro. Era o 1-2 e na retina fica a rapidez da jogada que deu esperança à equipa da "casa".

Em cima do apito final, ainda houve tempo para o conjunto dos Africanos ter a oportunidade de empatar a partida na sequência de uma bola parada. A falta de pontaria de Pablo dos Estudantes valeram três pontos para os líderes do campeonato.

No final do encontro, Fernando Ícaro não escondeu a sua felicidade por ajudar o seu clube com o golo decisivo. “Muito feliz pela minha estreia a marcar. Trabalhei pacientemente pela oportunidade e fui feliz a fazer os golos, mas mais feliz com os três pontos. Ajudarei em tudo o que é preciso para voltar a colocar o Bragança no seu devido lugar”.

O treinador dos Estudantes Africanos, Óscar Monteiro, revelou estar surpreendido e satisfeito com a exibição dos seus jogadores. “Estou muito satisfeito com o jogo todo dos meus jogadores. É uma equipa jovem e em construção, tentaremos dar minutos e ritmo de competição a estes jovens jogadores. Deram uma prova de que estamos no bom caminho e eles cada vez jogam melhor. Fiquei surpreendido com a boa exibição da minha equipa”.

Lopes da Silva, treinador do GD Bragança, salientou a importância do resultado e frisou a qualidade adversária. “Estamos satisfeitos pelo resultado, mas mais satisfeitos com a exibição conseguida na primeira parte do que na segunda. A equipa dos Estudantes Africanos é sempre complicada, apesar de no primeiro tempo não terem criado quaisquer problemas. É de enaltecer esta vitória e a manutenção do nosso lugar na classificação”.

Assim, o Grupo Desportivo de Bragança mantém a série de 8 jogos sem perder o que lhe equivale a um lugar no topo da tabela com 22 pontos, seguido de Rebordelo com 21 pontos e que nesta jornada massacrou na casa do Moncorvo, por 0-8. Os Estudantes Africanos mantêm o novo posto com 5 pontos em 7 jogos realizados.

Fotos: Guilherme Moutinho

 

Campeonato Divisão de Honra Pavimir AF Bragança 2021/22 8.ª Jornada

 

Minas de Argozelo - FC Carrazeda              1-0

AE Africanos - GD Bragança                        1-2

CDC Carção - GD Sendim                            3-2

GD Moncorvo-ADC Rebordelo                     0-8

FC Vinhais-Vila Flor SC                                5-0

GD Mirandês-Águia FC Vimioso                   1-2

 

Classificação

                                                               J              V             E             D             P

1.º GD Bragança                                    8             7             1             0              22

2.º ADC Rebordelo                                8             7             0             1              21

3.º FC Vinhais                                       7             5             1             1              16

4.º CDC Carção                                    7             3             2             2              11

5.º GD Mirandês                                   6             3             2             1              11

6.º GD Sendim                                      8             3             2             3              11

7.º Minas de Argozelo                          8             3             1             4              10

8.º Águia FC Vimioso                           7             2             3             2              9

9.º AE Africanos                                   7             1             2             4              5

10.º Vila Flor SC                                  6             1             1              4             4

11.º GD Moncorvo                               8             0             3             5              3

12.º FC Carrazeda                              8             0             0             8              0

 

Próxima jornada 9.ª 5/12/2021

Águia FC Vimioso- FC Vinhais; FC Carrazeda-Vila Flor SC; GD Bragança-GD Mirandês; ADC Rebordelo-CDC Carção; Minas de Argozelo- GD Moncorvo e GD Sendim-AE Africanos.

 

Ficha

AE Africanos                                                 1

GD Bragança                                                2

 

Estádio Municipal de Bragança

Árbitro: Christian Rodrigues

GD Bragança: Lombo; Kevin, Veiga, Macky (Lisboa 80’), Michel (Silas 80’), Fabien Capelo, Marco Trigo (Ruizinho 71’), Nuninho, Mantorras (Luccas 91’), Fernando Ícaro (Paulo Roberto 71’) e Hélton.

Treinador: Lopes da Silva.

AE Africanos: Ronildo; Eric Rodrigues (Kevin Oliveira 29’), Fábio Vieira, Stefan (Bilin Semedo 45’), Arilton, Carlitos (Sanches 80’), Sousa, Danilo Fortes, Andersson (Davi Mendes 54’), Genilson e Pablo Cruz.

Treinador: Óscar Monteiro.

Golos: Genilson (19’ autogolo), Fernando Ícaro (43’); Danilo Fortes (77’).

Assinaturas MDB