Equipas de 20 países testaram limites da resistência no NORCHA que atravessou os nove municípios das Terras de Trás-os-Montes
Levar ao extremo os limites do corpo e da mente foi o que fizeram os cerca de 80 atletas de 20 países que participaram no Festival NORCHA® Terras de Trás-os-Montes, dedicado ao turismo da natureza e ao desporto de aventura, que decorreu de quinta-feira a domingo nos nove concelhos daquela comunidade intermunicipal. Tinham pela frente um trajeto de 500 quilómetros pelos nove concelhos da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM).
E não faltaram desafios em terra, no ar e na água, enfrentados a pé, de bicicleta ou de caiaque. Às dificuldades inerentes a quem atravessa a montanha ou as arribas do Douro, juntaram-se a chuva, o frio e o nevoeiro que assentou nos Lagos do Sabor no fim-de-semana. Os atletas tiveram quatro dias para percorrer os nove concelhos das Terras de Trás-os-Montes. Começaram em Bragança, seguiram em direção a Vinhais, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Miranda do Douro, Mogadouro, Alfândega da Fé Vila Flor, para acabar em Mirandela. Trata-se de uma prova non-stop que é impossível realizar sem sofrimento físico, ansiedade e cansaço, dada a sua exigência. Cada equipa define o seu caminho para atingir o objetivo comum, que é chegar ao fim.