Covid-19: Quarta-feira com 13 casos novos e nove recuperados
O mais recente boletim das autoridades de saúde do distrito de Bragança dá conta de um ligeiro agravamento da situação pandémica no Nordeste Transmontano, com a deteção de 13 casos novos entre terça e quarta-feira, para apenas nove pacientes dados como recuperados.
Uma tendência de agravamento que já vem desde a passada semana, que começou com 78 casos ativos na região.
Com os resultados de quarta-feira, o distrito de Bragança tem, agora, 140 casos ativos, cerca de metade deles em Bragança (68).
O agravamento da situação no distrito está patente, também, nos internamentos pois ao início da manhã de quarta-feira havia cinco pacientes internados em enfermaria e outra vez um paciente em cuidados intensivos, com idade entre os 60 e os 70 anos.
Já a média de idades dos doentes em enfermaria é superior aos 80 anos.
Há precisamente um ano, havia 68 casos no conjunto dos 12 concelhos do Nordeste Transmontano (tantos quantos tem o concelho de Bragança atualmente, quando há um ano tinha 38).
Uma situação que mostra, provavelmente, o cansaço da população face às medidas de prevenção da pandemia e a forma como o próprio vírus evoluiu, tornando-se mais contagioso.
Por concelho, os casos no Nordeste Transmontano estão, assim, distribuídos:
Bragança 68
(Sé, Santa Maria e Meixedo tem 41, Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova tem dez, Gimonde e Coelhoso quatro cada, com os restantes casos divididos por várias freguesias)
Mirandela 32 (a cidade tem 11, Frechas 7, Avantos e Romeu 4, tal como Vila Boa)
Macedo 9
Miranda 6 (4 deles em Sendim)
Mogadouro 5
Vila Flor 5
Carrazeda 5
Moncorvo 4
Alfândega 4
Vimioso 2
Atualmente, apenas dois dos 12 concelhos não têm casos ativos (Freixo e Vinhais), quando há um ano havia cinco concelhos livres da doença (Alfândega, Carrazeda, Freixo, Mirandela e Vimioso).