Covid-19: dia termina com um caso novo em Bragança
De ontem para hoje, há mais um caso positivo de Covid-19 no distrito, registado no concelho de Bragança.
Como não há qualquer paciente recuperado, a novidade é que o número de pessoas ainda infetadas é agora de 31, distribuídos por 6 concelhos.
Torre de Moncorvo 8
Vimioso 8
Bragança 7
Vila Flor 4
Macedo de Cavaleiros 3
Mogadouro 1
Mirandela, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro, Vinhais, Carrazeda de Ansiães e Alfândega da Fé não têm casos ativos.
Plano de desconfinamento avança
O Governo aprovou esta quinta-feira o segundo passo de desconfinamento em Portugal. Assim, e segundo a decisão do Executivo, os alunos do 2.º e 3.º ciclos regressam às aulas presenciais na próxima segunda-feira, 5 de abril. Vão igualmente abrir as esplanadas, lojas até 200 metros quadrados e museus.
A decisão do Governo baseia-se na matriz de risco traçada a 11 de março, e que tem em conta a incidência (casos por 100 mil habitantes) e no índice de transmissibilidade (Rt), que se devem manter abaixo de 120 e de 1, respetivamente. Ambos os pressupostos se verificam, ainda que o Rt tenha vindo a subir nos últimos dias.
O que reabre a 5 de abril:
2.º e 3.º ciclos (e ATLs para as mesmas idades)
Centros de dia
Equipamentos sociais na área da deficiência
Museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares
Lojas até 200 m2 com porta para a rua
Feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal)
Esplanadas (máx. 4 pessoas)
Modalidades desportivas de baixo risco
Atividade física ao ar livre até 4 pessoas e ginásios sem aulas de grupo.
No entanto, o chefe do executivo avisou que há 19 concelhos no continente acima do limiar de risco de incidência da covid-19, que podem não avançar no desconfinamento, caso a situação se mantenha na próxima avaliação do Governo. Um deles é Vimioso, o único do distrito.