Covid-19: Casos novos disparam no distrito de Bragança, sobretudo entre os jovens
O número de casos ativos no distrito de Bragança quase duplicou esta semana. Entre domingo e quarta-feira, as autoridades de saúde do Nordeste Transmontano detetaram 68 casos novos e apenas seis pacientes foram dados como recuperados, o que fez o número de casos ativos subir de 79 para 141.
Quinta-feira domingo quarta-feira
Bragança 35 53 104
Mirandela 10 15 15
Vinhais 1 3 7
Vimioso 1 2 4
Miranda 2 2 4
Macedo 2 2 3
Alfândega 2 2 2
Mogadouro 0 0 1
Carrazeda 1 0 0
Total 54 79 141
Bragança continua a ser, de longe, o concelho mais afetado, com 104 dos 141 casos ativos. A grande maioria (pelo menos 66) dizem respeito a jovens estudantes, uma situação que levanta especial preocupação até pela recente realização da Semana de Receção ao Caloiro, com concertos no pavilhão do NERBA.
Há, ainda, o surto da aldeia de Milhão, de que o Mensageiro já tinha dado conta, com pelo menos sete casos nesta altura.
Vinhais, que na semana passada tinha apenas um caso ativo, conta já com sete, numa altura em que a apanha da castanha atinge o seu pico.
Sinais que causam apreensão à medida que nos aproximamos do inverno, altura que provocou uma explosão de casos há um ano.
Em termos de internamentos hospitalares, esta quarta-feira havia apenas dois pacientes internados nas enfermarias da Unidade Local de Saúde do Nordeste e nenhum paciente em cuidados intensivos.
Em termos de vacinação, a terceira dose tem sido a prioridade, com cerca de 1900 vacinas aplicadas na última semana.