Nordeste Transmontano

Campeonato de Jogos Tradicionais da CIM conta com 500 participantes

Publicado por . em Qui, 2022-09-15 08:27

O único Campeonato de Jogos Tradicionais do país, organizado pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM) tem as finais marcadas para a próxima sexta-feira, 18, com 500 participantes.

Trata-se de uma iniciativa dos nove municípios inseridos na CIM-TTM, lançada com o objetivo de recuperar e valorizar os jogos tradicionais, que estão em risco de desaparecer. Em competição estarão dezenas de equipas nos jogos do fito, raiola, relha, corrida de sacos, tração à corda, jogo do burro e dança das cadeiras.

“É um património imaterial de enorme importância para a memória coletiva, que noutros tempos eram motivo de lazer, convívio e até de festa entre os elementos das comunidades, mas com forte tendência para se perderem, algumas praticamente em extinção”, explicou uma fonte da CIM.

O desafio foi lançado às comunidades dos nove concelhos que integram a CIM-TTM (Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais), que reuniram equipas, realizaram encontros concelhios na fase de apuramento. “Pelo que conseguimos apurar junto da Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais, este é o único campeonato intermunicipal do país”, referiu Rui Caseiro, primeiro secretário da CIM-TTM.

Em alguns concelhos continuam a realizar-se encontros onde se praticam algumas destas modalidades. “Esta competição intermunicipal tem uma dimensão diferente e acreditamos que vai ter um impacto muito grande no território, no sentido de valorizarmos estes jogos coletivos”, vincou Rui Caseiro.

Um dos objetivos da CIM-TTM é o de envolver os mais jovens e as crianças, para que os jogos tradicionais recuperem o peso que tiveram.

O projeto, lançado pela CIM-TTM no âmbito do programa Cultura para Todos, aprovado pelo Programa Operacional NORTE 2020, permitiu reavivar a Associação de Jogos Tradicionais do distrito, que estava parada. Foram eleitos os novos órgãos sociais e Rui Cortinhas assumiu a liderança.

A Associação e a CIM trataram de elaborar os regulamentos para o campeonato intermunicipal, produzidos em parceria com a Federação de Jogos Tradicionais Portuguesa.

Participam ainda sete instituições de apoio a pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade, nomeadamente a ASCUDT, APADI, CEE - Bragança, APPACDM, CERCIMAC e o CAO do Centro Social Paroquial dos Santos Mártires.

Na final, em qualquer uma das modalidades é atribuído um troféu, para os três primeiros classificados de cada jogo, assim como um certificado de participação para todos os jogadores.

Assinaturas MDB