Câmara prevê que Parque Temático da Trajinha venha a ter “utilização intensa”
Vai ser inaugurado amanhã o “Parque Temático da Trajinha”, em Bragança, uma obra com um custo de cerca de dois milhões de euros, financiados por funds europeus, que permitiu requalificar parte de uma área de três hectares, dotando-a de equipamentos desportivos e de lazer. “Trata-se da primeira fase do projeto, que foi dividido em duas tranches, que custaram 854 mil euros e 850 mil mais IVA”, explicou Hernâni Dias, presidente da Câmara de Bragança indicando que se prevê que o parque venha a ter “utilização intensa”.
O projeto conta com mais uma fase, para executar no futuro, e que ainda não tem financiamento assegurado. “Ficará para outra altura, pois precisa de outro tipo de equipamentos. Amanhã vamos inaugurar o que está feito. É uma zona de passeio e lazer, onde existem vários equipamentos instalados, para todas as idades. Dispõe de zonas interessantes para descansar e fazer piqueniques”, descreveu o autarca.
O parque temático dispõe de três entradas, nomeadamente uma junto à Rotunda do Lavrador, outra na zona da Avenida das Forças Armadas e a terceira na Avenida Cidade de León. “O parque vai dispor de sanitários, que ainda não estão instalados, mas vão estar em breve. Estamos a tratar disso”, acrescentou o autarca.
A zona dispõe de uma ciclovia, a Trajinha, e será ligada às restantes que existem na cidade. Atualmente a Câmara está a construir uma ligação entre a ciclovia da Estação e a da Mãe d’ Água, com a instalação de uma ponte metálica na Rua Claúdio Mesquita Rosa. “É uma obra de um milhão de euros. Também vamos fazer uma intervenção na zona do Parque do Eixo Atlântico para ligar à ciclovia que vem da parte norte da Avenida Abade de Baçal”, explicou Hernâni Dias.
A cidade de Bragança já tem cerca de 25 km de ciclovia. “São muito frequentadas, nomeadamente a da circular interior a Bragança”, referiu o autarca.