Bragança perde exames para obtenção da carta de caçador
Os exames para obtenção da Carta de Caçador vão deixar de ser realizados em Bragança, passando a estar disponíveis em alguns distritos, sendo o mais próximo o de Vila Real. A decisão foi tomada pelo Governo, que quer os exames a serem realizados em menos distritos, mas anunciou que "pretende desburocratizar o processo para facilitar o acesso aos interessados", deslocando-os assim para 100 km de distância da cidade de Bragança.
Esta medida já provocou reações negativas por parte da câmara de Bragança, cujo presidente, Hernâni Dias, a considera "inaceitável" por ser "discriminatória", pois penaliza o Interior "sem qualquer fundamento técnico ou económico já que o município brigantino disponibiliza gratuitamente salas para a realização dos exames e os examinadores são técnicos do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas".
Bragança comparativamente com Vila real tem muito mais pessoas habilitadas com carta de caçador. Em 2014 Bragança teve mais 12,51% habilitados com carta de caçador válida (11.517 caçadores de Bragança e 10.075 de Vila Real) e, também um maior número de candidatos a exames. No ano passado registou-se mais de 11,27% em Bragança do que em Vila Real (213 candidatos para o distrito de Bragança e 189 para o de Vila Real). "Não se compreende como é tomada uma decisão destas”, lamenta o edil.