Baixo Sabor ameaça recorrer aos tribunais e União Europeia para recuperar 9,2 milhões de euros em rendas das barragens
Os quatro municípios que integram Associação do Baixo Sabor exigem o pagamento de mais de nove milhões de euros de rendas em atraso à EDP e à Movhera pela instalação dos centros hidroelétricos neste território e deixaram em aberto que, caso não sejam pagos, vão recorrer aos tribunais e às instâncias superiores da União Europeia.
Os autarcas de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo reivindicam da EDP, a primeira concessionária, e da Movhera, a atual detentora da exploração, o pagamento de 9,2 milhões de euros por rendas que consideram estarem em dívida desde 2008, quando começaram as obras para instalação da barragem e central do Aproveitamento Hidroelétrico do Baixo Sabor em territórios dos quatro municípios.
“Vamos avançar para um processo judicial. Vamos para os tribunais, vamos para a União Europeia, vamos recorrer ao que estiver ao nosso alcance. Continuamos a querer a via do diálogo, vamos ainda tentar fazer esse processo e esse trabalho nas próximas semanas”, garantiu ao Mensageiro o presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor (AMBS), Eduardo Tavares.