Assinado acordo de financiamento para requalificação da casa do povo de Barcel
A casa do Povo de Barcel, no concelho de Mirandela, vai ser alvo de obras de requalificação no valor de 100 mil euros, depois de ter sido aprovado o projeto candidatado pela União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa, ao Programa “Equipamentos”.
A cerimónia de assinatura de contrato de financiamento, no valor de 50 por cento, aconteceu, na passada sexta-feira, no centro cultural de Mirandela. “Fizemos uma candidatura, há quatro anos, e passado este tempo todo teve um final feliz para a União de Freguesias, porque vamos receber algum apoio financeiro para compor um edifício bastante degradado na aldeia de Barcel”, refere o presidente daquela União de Freguesias, que não esconde a satisfação pela aprovação do projeto. “É uma realização de satisfação para a equipa que está na junta, porque além de nós fazermos o trabalho básico foi preciso candidatá-lo e ser aprovado pelo que é sempre uma mais-valia”, adianta Luís Esteves.
O Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território esclarece que este programa “está vocacionado especificamente para recuperação de espaços associativos e património religioso”. Carlos Miguel lembra que este “é o programa mais antigo da República, é um programa que vem dos anos 90, quando António Guterres era Primeiro-Ministro, na altura chamava-se Trabalhos de Natureza Simples e hoje chama-se equipamentos. Neste caso, foi a junta de freguesia que fez a candidatura. Sabemos que a nossa comparticipação com a participação do Governo é uma comparticipação de 50%, e daí recorremos sempre às parcerias, nomeadamente à Câmara Municipal, no sentido de assinarmos estes protocolos e no sentido de a obra se concretizar, porque temos consciência que 50% não paga 100% de uma obra”, acrescenta.
O presidente da União de Freguesias de Barcel, Marmelos e Valverde da Gestosa revela que já foram aprovados mais dois projetos para a aldeia de Barcel. “Temos um projeto que foi aprovado, numa candidatura de renovação das aldeias, também no valor de 100 mil euros que é para um edifício antigo que temos, que vai ser remodelado, bem como a criação de três percursos pedestres”, diz Luís Esteves, sublinhando que a União de Freguesias já fez várias intervenções em São Pedro de Vale do Conde e em Valverde da Gestosa, intervenções públicas com o próprio orçamento, mas a estes que exigiam um maior valor, nós fizemos uma candidatura que, por acaso, veio aprovada”, acrescenta.