André Caldeira assume segundo mandato na AAIPB com aposta no desporto e associativismo
André Caldeira assumiu, na passada quinta-feira, a posse para um segundo mandato como presidente da Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança (AAIPB) após ter vencido um dos atos eleitorais mais concorridos dos últimos anos, com três listas candidatas.
Para o segundo mandato, André Caldeira promete uma aposta no desporto académico e no associativismo.
“Queremos continuar com os nossos processos eleitorais, como uma participação credível na FNAEESP (Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior) e no desporto universitário e dar a conhecer aos nossos alunos outras atividades, sejam elas lúdicas ou culturais”, explicou.
André Almeida refere que “uma das principais é a receção aos novos alunos”. “Fundamentalmente com a participação do IPB, queremos ter uma receção aos alunos mais ativa e podermos mostrar aos pais, quando deixam os seus filhos em Bragança, que serão muito bem acolhidos.
Ao longo do ano temos várias atividades sejam em política educativa, desportiva e cultural. Queremos dar um passo diferente”, prometeu.
E pretende recuperar o encontro de associações.
“Queremos voltar a ter algo que já não se realizava, que era um encontro de associações e núcleos no próximo ano, onde teremos a representação de várias associações do nosso instituto, com uma panóplia diversa de atividades, com discussão da política educativa e o que podemos mudar.
Também temos várias apostas no nosso desporto universitário, seja ele a nível nacional ou local. Nota-se que está apagado”, frisou.
Sobre o mandato que agora conclui, faz um balanço positivo, sobretudo pela recuperação económica.
“Tivemos o privilégio de conseguir a nossa qualidade financeira. Conseguimos estabilizar ao longo do ano. Também tivemos novas iniciativas, como a semana de integração ao aluno, que era um dos objetivos principais. Conseguimos uma proximidade mais rápida com o aluno e com os pais. Queremos dar continuidade a esse projeto.
Tivemos a iniciativa do copo reutilizável, que nos deu uma imagem de marca nos nossos eventos.
Conseguimos progredir dentro da FNAEESP e no desporto universitário. Tivemos uma aluna campeã nacional de kickboxing. Foi uma aposta importante”, sublinhou.
Sobre a polémica que envolveu o ato eleitoral, contestado por uma das listas derrotadas, considerou que é “normal”.
“É normal que haja descontentamento por parte de outras listas mas é importante saber que há o interesse dos nossos alunos em participar no associativismo. Foi algo diferente, que já não se via há alguns anos, até porque vinha havendo sempre listas únicas e este ano houve três a concorrer. Foi importante também para crescermos um bocadinho”, concluiu.