Proximidade de Espanha traz escola de pilotos para Bragança
A partir de setembro já se formarão pilotos em Bragança para a aviação comercial. A Pull Up Academy, localizada no aeródromo municipal, prevê iniciar a escola com 12 alunos, mas tem capacidade para receber até 20 inscritos.
O curso de dois anos custa cerca de 65 mil euros em preço de lançamento, com 200 horas e voo real e 40 horas de simulador.
A ideia dos responsáveis pela escola passa por captar jovens internacionais, numa altura em que há muita carência de pilotos na aviação mundial, com cancelamentos constantes, o que provoca caos nos aeroportos. “O mercado tem capacidade para absorver os pilotos que vamos formar. Estamos a pensar dar empregabilidade aos nossos alunos, ficando cá a trabalhar como instrutores de voo”, descreveu João Roque.
A Pull Up investiu cerca de 2,5 milhões de euros para criar a escola na cidade transmontana. “Começamos a construir as instalações em julho do não passado. Todo o processo teve que seguir a certificação exigida pela entidade aeronáutica europeia, neste caso representada em Portugal pela Autoridade Nacional de Aviação Civil. O processo legal foi cumprido e na terça-feira da semana passada tivemos o licenciamento”, explicou João Roque, proprietário da escola em conjunto com Paulo Palma.