Projeto-piloto de recolha de bioresíduos implementado
A Resíduos do Nordeste (RN), empresa intermunicipal que agrega vários concelhos transmontanos, apresentou na passada quarta-feira o projeto piloto ‘Recolha Seletiva de Bioresíduos’ que já está a funcionar na cidade de Bragança. A empresa investiu cerca de dois milhões de euros no tratamento de bioresíduos. “Já executados”, destacou Paulo Praça, diretor-geral da Resíduos do Nordeste.
Trata-se de um projeto que funciona na área urbana do concelho onde vão ser instalados 53 pontos de deposição coletiva de bioresíduos. Em alguns bairros da cidade de Bragança serão distribuídos 145 baldes aos aderentes ao serviço e, ainda, instalados 79 contentores em restaurantes e intuições, com o objetivo de promover a recolha seletiva destes resíduos cujo destino final é a produção de energia e de um composto de qualidade que possa ser aplicado nos solos. “Depois de recolhidos os bioresíduos são encaminhados via estação de transferência para serem tratados numa unidade de tratamento mecânico e biológica”, explicou Paulo Praça.
Entre agosto e outubro foram recolhidos um total de 18960 quilogramas nos vários aderentes. “Bragança foi no quadro comunitário que agora encerra o território ilegível para financiamento e, por isso, implementamos aqui um projeto”, indicou Paulo Praça.