FUTEBOL

Nuno Rangel promete equipa competitiva e pede estratégias de valorização para o Campeonato Distrital AF Bragança

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2022-08-27 12:39

Nuno Rangel, treinador do Grupo Desportivo Mirandês, em declarações ao Mensageiro de Bragança, abordou o momento atual da equipa de Miranda do Douro e garante que vencer é o único pensamento presente no balneário rubro-branco.

O treinador do GD Mirandês rejeita promessas de títulos, mas acredita que a sua equipa tem condições para lutar pelos três pontos em todas as partidas das competições distritais organizadas pela AF Bragança. “Não sou apologista de objetivos a longo prazo, julgo que no futebol os objetivos devem ser a curto prazo, porque se o foco estiver no objetivo a longo prazo e correr mal dá-se logo uma quebra. O foco deve ser no objetivo a curto prazo, que é preparar a equipa para jogar na primeira jornada do Campeonato Distrital, no dia 24 de setembro, e vencer, independentemente de qual seja o adversário”.

“Dizer que somos candidatos a títulos é muito bonito, mas numa maratona como é o futebol muitas coisas acontecem. Além disso, existe a perda do foco com a equipa a pensar no topo da tabela classificativa e arriscamo-nos a perder tudo o que nos propomos. Prefiro colocar objetivos imediatos, trabalhando para ganhar em qualquer lado, desse modo jornada a jornada estamos mais perto de vencer,” declarou o técnico natural de Espinho.

Os trabalhos de pré-época seguem a bom ritmo, sendo esperadas novidades para “atacar” uma temporada que se prevê bastante competitiva. “O plantel não está fechado, faltam chegar mais 2 ou 3 jogadores, há alguma falta de músculo no meio-campo. Estamos a construir uma equipa para ser competitivos e preparados para ombrear com o Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Rebordelo e Vinhais. Este campeonato será mais competitivo que o da época passada, acredito que metade das equipas em competição terá uma palavra a dizer e contar com eventuais surpresas”.

Em Miranda do Douro desde dezembro de 2021, Nuno Rangel lamenta as dificuldades vividas pelos clubes do nordeste transmontano e sugere algumas ideias para potencializar um campeonato dotado de bons praticantes. “É muito difícil para as equipas da AF Bragança sobreviverem. Em comparação com a zona do Porto, há uma falta gritante de apoios e isso complica a tarefa dos clubes. Lamento a falta de projeção deste campeonato por parte da AF Bragança, há quem pense que em Bragança não se joga futebol e isso é completamente falso. É notório o trabalho dos clubes locais em querer crescer e dinamizar a qualidade do futebol praticado. Transmitir os jogos seria um passo importante para dar a conhecer a nossa realidade, tal como faz a AF Aveiro, e assim atrair jogadores de fora para o nosso campeonato.”

Tendo em conta a diminuição de clubes face à temporada transata, o técnico de 48 anos sugeriu a alteração do modelo competitivo para atrair mais jogadores. “É difícil trazer jogadores para Bragança e ninguém quer jogar só 7 meses, tendo em conta o número de equipas participantes, é importante que a AF Bragança repense o modelo competitivo. Neste contexto, na minha opinião, até poderia ser interessante estruturar o campeonato com Fase Regular e Fase Final para dar nova e reforçada competitividade,” concluiu.

O GD Mirandês realiza o encontro de apresentação aos sócios no dia 4 de setembro, às 17h00, diante do Salgueiros B.

Foto: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB