Nota da Conferência Episcopal Portuguesa sobre a nomeação de D. José Cordeiro para Arcebispo de Braga
A Conferência Episcopal Portuguesa emitiu uma nota sobre a nomeação de D. José Cordeiro Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, em que se "congratula" com a escolha do Papa Francisco para suceder a D. Jorge Ortiga.
"A Conferência Episcopal Portuguesa congratula-se com a nomeação, pelo Papa Francisco, de D. José Manuel Garcia Cordeiro para Arcebispo Metropolita de Braga, substituindo D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga nesse ministério episcopal, e deseja a D. José Cordeiro um fecundo e frutuoso ministério pastoral ao serviço do Povo de Deus que está em Braga e que lhe é confiado nesta nova missão. Reconhece também a sua grande disponibilidade para servir com dedicada competência a Igreja em Portugal, particularmente no âmbito da pastoral litúrgica e espiritual.
Algumas notas do seu percurso biográfico:
D. José Cordeiro nasceu a 27 de maio de 1967, em Vila Nova de Seles (Angola).
Frequentou o Seminário Menor de Bragança-Miranda, após a vinda para Portugal com a sua família em 1975, e, quando admitido ao Seminário Maior, seguiu os estudos filosófico-teológicos na Universidade Católica Portuguesa (Porto).
Recebeu a Ordenação presbiteral em 1991, sendo incardinado na Diocese de Bragança-Miranda.
De 1991 a 1999 foi Pároco, formador no Seminário Diocesano e Capelão do Instituto Politécnico de Bragança.
De 1999 a 2001 frequentou o Pontifício Ateneu de Santo Anselmo em Roma, onde obteve a Licenciatura em Liturgia e, em 2004, o Doutoramento em Liturgia, sendo aí Professor de 2004 a 2011.
De 2001 a 2005 foi Vice-Reitor do Pontifício Colégio Português em Roma, exercendo de seguida o cargo de Reitor de 2005 a 2011.
Em 2011 foi nomeado Bispo de Bragança-Miranda.
Desde 2016 é membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
Na Conferência Episcopal Portuguesa, é Presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade desde 2014, Vogal do Conselho Permanente deste 2017 e Delegado aos Congressos Eucarísticos Internacionais desde 2018.
Lisboa, 03 de dezembro de 2021
Secretariado Geral da CEP"