Bragança

Município atribuiu brasão de ouro a D. José Cordeiro pelo serviço “notável” na Diocese

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-02-24 09:53

A Câmara de Bragança homenageou D. José Cordeiro, arcebispo metropolitana de Braga e primaz das Espanhas, com o brasão de ouro, o mais alto galardão do município, que lhe foi atribuído na cerimónia que assinalou os 558 anos da elevação a cidade, no passado domingo.
O presidente da Câmara, Hernâni Dias, explicou que esta foi a quarta vez que o brasão foi atribuído, porque se trata de uma personalidade que teve “uma passagem notável” pela região. “O D. José merece esta homenagem que é em nome de todos brigantinos, mas atribuída pela câmara. Teve uma passagem notável pela Diocese, é de todo justo que reconheçamos este bom trabalho a favor dos brigantinos e da própria comunidade da Diocese, mas também de Bragança com cidade, como concelho e como região. São pessoas destas que nos ajudam a valorizar cada vez mais aquilo que são as nossas potencialidades e o D. José fez esse trabalho, que é algo de absolutamente meritório”, referiu o autarca.
D. José Cordeiro foi bispo da Diocese de Bragança-Miranda nos últimos 10 anos (2011-2021) e foi ordenado arcebispo de Braga há cerca de uma semana.
Na sessão, o arcebispo de Braga referiu que “as saudades [de Bragança-Miranda] ainda estão muito presentes no coração” e agradeceu o gesto simbólico da Câmara. “Não o entendo como direcionado a mim como pessoa, mas à Diocese de Bragança-Miranda e, especialmente, à cidade de Bragança pelo testemunho, pela amizade e pela fraternidade que construímos juntos”, referiu aos jornalistas e salientou “a cooperação reciproca com o município”.

Assinaturas MDB