Feira do Naso volta a reviver a tradição
Está tudo pronto para receber milhares de pessoas e mais um edição da Feira do Naso – Mostra de Burros de Miranda, no Recinto do Santuário de Nossa Senhora do Naso, na aldeia da Póvoa, concelho de Miranda do Douro, no próximo sábado.
Trata-se de uma festa que todos os anos reúnes os mirandeses, que se deslocam das várias aldeias do Planalto Mirandês, assumindo-se como uma das principais celebrações da região.
Antigamente, o facto de ser um momento privilegiado de encontros e reencontros motivava ainda a realização de uma grande feira que durava vários dias; um deles, o dia 6 de Setembro, estava reservado à compra e venda de burros. A desertificação das aldeias e a mecanização da agricultura que tanto alteraram a paisagem social do Planalto a partir de meados do século passado levaram à descativação desta feira durante alguns anos. Até que, em 2002, a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino se propôs a revitalizá-la e a fazer dela um evento-chave para a valorização do Burro de Miranda, onde ainda se compram e vendem estes animais.