Escola Crescer "C" inicia Fase de Campeão com goleada
A Escola Crescer “C” derrotou este sábado o Clube Atlético Macedo de Cavaleiros, por 1-5, no Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros, na jornada inaugural da Fase de Campeão do Campeonato Distrital de Infantis de Futebol.
Os estudantes brigantinos comprovaram as credenciais de líder invicto na 1.ª Fase da Série A e controlaram o encontro desde o início, impondo uma maior velocidade e agressividade com bola, conseguindo construir o triunfo no primeiro tempo.
O golo inaugural da partida surge aos 22’, num lance em que Tiago Teixeira aproveitou um erro do guarda-redes Valter Cordeiro. Um lance infeliz do jovem macedense que acabou por ser um dos melhores em campo, somando muitas e boas defesas que evitaram um resultado mais desequilibrado.
Aos 27’, um cruzamento da direita de Tiago Valente permitiu a Tiago Teixeira, de cabeça, marcar o seu segundo golo na partida.
Embalados pelo bom momento, com o cronómetro a marcar os 30 minutos, surge o 0-3. Diogo Barreira, de ângulo apertado, rematou violentamente sem hipótese para o guardião Valter. A finalizar o primeiro tempo, já em período de descontos, Luís Mesquita aproveitou uma bola de Clemente, que ressaltou no poste, para fechar as contas ao intervalo em 0-4.
No segundo tempo, ao minuto 32, Francisco Rodrigues após tirar dois adversários do caminho rematou forte para o quinto golo dos brigantinos.
A formação macedense não virou a cara à luta e, aos 34’, Tomás Afonso, com um excelente passe, isolou Maria Leonor que reduziu a vantagem para o 1-5 que permaneceu até ao final do encontro.
No rescaldo do encontro, Acácio Choupina, treinador do CAMC, destacou o papel social do desporto da formação em detrimento da cultura “resultadista”. “Neste escalão valorizamos a aprendizagem, seja nas vitórias ou derrotas. Infelizmente, tivemos muitas baixas, só pude contar com 11 jogadores disponíveis e contra uma equipa como a Escola Crescer é muito complicado. Não estamos preocupados com a tabela classificativa, o que importa é formar estes jovens jogadores com valores humanos. Para o próximo jogo é apenas mais uma batalha e tentaremos uma vitória para inverter os resultados menos bons”.
Para Filipe Freixedelo, técnico da Escola Crescer “C”, o resultado foi a demonstração do trabalho realizado ao longo da temporada. “Os nossos miúdos estiveram muito bem desde o primeiro minuto. Realizaram uma excelente primeira parte com vários golos e oportunidades para dilatar a vantagem. No segundo tempo, controlámos o jogo e conseguimos carimbar uma boa exibição. Na segunda fase continuaremos como até aqui, respeitando o adversário e a pensar jogo a jogo visando vencer”.
Feitas as contas à primeira jornada, a Escola Crescer “C” partilha a liderança da Fase de Campeão do Campeonato Distrital de Infantis de Futebol com o Grupo Desportivo de Moncorvo que bateu, este sábado, o Vale do Conde, por 4-0. O encontro entre Futebol Clube Mãe d’Água e Grupo Desportivo Mirandês foi adiado para o dia 10 de abril.
Na próxima jornada, agendada para 26 de março, às 10h00, estão emparelhados os seguintes encontros: GD Mirandês-CA Macedo Cavaleiros; EF Crescer “C”-GD Torre Moncorvo e AD S.Pedro Vale Conde-FC Mãe Água “B”.
Foto: Guilherme Moutinho