Bragança

Descarbonização no setor agroalimentar em discussão esta quarta-feira no Brigantia Ecopark

Publicado por . em Ter, 2024-10-15 11:51

O Brigantia Ecopark recebe, esta quarta-feira, um seminário que pretende discutir a descarbonização no setor agroalimentar e na agricultura, apontando desafios e oportunidades.

A iniciativa é do MORE CoLAB, o laboratório colaborativo, no Brigantia Ecopark.

“O projeto engloba duas grandes atividades de networking e partilha de conhecimento, a dinamização de mesas-redondas dedicadas aos desafios e oportunidades da descarbonização e ao papel da transferência de tecnologia no setor agroalimentar e de um conjunto alargado de visitas técnicas cujas aspirações passam pelo desenvolvimento de estratégias de descarbonização adaptadas a cada região. Ambicionamos ainda a compilação de boas práticas para a descarbonização no setor agroalimentar e a disseminação de resultados através de um vídeo focado na sensibilização da rede de atores para uma ação climática consciente”, explica ao Mensageiro Luís Silva, da organização.

Já Alberto Teixeira, também ligado à parte operacional, explica que o projeto "Agricultural Decarbonization for a Better Future" (financiado pela EEA Grants Portugal), desenvolvido em parceria com uma empresa norueguesa, a Bogsdalen Gård, “promove parcerias entre entidades portuguesas e norueguesas, impulsionando a transição para um setor agroalimentar de menor impacto ambiental e a implementação de atividades focadas na transferência de conhecimento, compreendendo ainda a produção de materiais de sensibilização para a temática dos gases com efeito de estufa no setor agroalimentar”.

Os mesmos responsáveis explicam que, através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros (eeagrants.gov.pt).

A sessão começa às 9h00, com a receção aos participantes.

A abertura está a cargo de Albino Bento, presidente do MORE CoLAB.
Às 9h45 discutem-se as ‘Oportunidades e desafios da descarbonização’.

Às 11h00 está prevista uma mesa redonda sobre ‘O papel da transferência de tecnologia do setor agroalimentar”, moderado por Daniel Sousa.

Este evento contará com a presença dos parceiros noruegueses, pelo que se realizará em inglês.

Assinaturas MDB