Covid-19: Segundo caso importado de Lisboa em Mirandela
Mulher de 73 anos é familiar da mulher que testou positivo na passada quinta-feira, depois de terem vindo passar alguns dias de férias para São Salvador. Foi o único caso positivo da rede de contactos da mulher que está internada no hospital de Mirandela.
Nas últimas 24 horas, a situação epidemiológica do distrito de Bragança para a Covid-19 voltou a registar mais um caso positivo, revela o relatório da autoridade de saúde pública.
Já ontem, ao final do dia, foram conhecidos os resultados laboratoriais dos testes realizados a cerca de uma dezena de pessoas que estavam sinalizadas pela autoridade de saúde como pertencendo à rede de contactos da mulher de 56 anos que testou positivo, na passada quinta-feira, após ter ficado internada no hospital de Mirandela.
A mulher é natural de São Salvador, mas reside na região de Lisboa e tinha vindo recentemente passar alguns dias de férias na sua terra Natal.
Apenas um dos testes deu resultado positivo: o de uma mulher de 73 anos, familiar da paciente que está internada e que terá viajado de Lisboa para São Salvador, na mesma viatura.
Os restantes oito testes de outros familiares deram resultado negativo. Apesar disso, são contactos que vão permanecer sob vigilância das autoridades de saúde.
Nos últimos nove dias, o distrito de Bragança registou 14 casos do novo coronavírus, sete deles importados da região de Lisboa e Vale do Tejo, de pessoas que vieram passar alguns dias de férias à sua terra Natal e um outro que, alegadamente, terá sido importado da Guiné.
Já na sexta-feira, um homem de 29 anos, que tinha regressado, recentemente para casa da família no concelho de Torre de Moncorvo, proveniente da Guiné onde esteve ligado a um projeto de investigação agrícola, tinha testado positivo.
Ontem, um homem de 52 anos deu entrada no hospital de Mirandela proveniente de Torre de Moncorvo, onde se encontrava a passar uns dias de férias com a família, ficou internado e também testou positivo para a Covid-19. Trata-se de um agente da PSP que exerce funções na região de Lisboa.
Depois destes casos, aumenta para 273 o número total de pessoas infetadas, desde que começou a pandemia no distrito de Bragança, há precisamente três meses (14 de março).
Há 24 mortes confirmadas, associadas à Covid-19. Já recuperaram 212 pacientes, restando 36 pessoas ainda com a doença ativa. 20 são do concelho de Bragança. 4 de Macedo de Cavaleiros. 2 de Vinhais, enquanto Mirandela, Alfândega da Fé, e Miranda do Douro têm um caso cada.
Há agora oito pacientes infetados que a autoridade de saúde pública sinaliza como casos importados, sete deles da Região de Lisboa e Vale do Tejo.