Covid-19: Distrito de Bragança já ultrapassou a centena de mortes relacionadas com o novo coronavírus
O mais recente boletim das autoridades de saúde do distrito de Bragança relativo aos últimos dois dias (domingo e segunda), revelam que há agora menos 113 pessoas infetadas, face ao passado dia 26 de dezembro (sábado), mas, também, que o número de óbitos associados à doença já ultrapassou a centena.
Em 48 horas, registaram-se 59 novos casos de Covid-19, recuperaram 145 pacientes, mas houve agora a atualização do número de óbitos associados à pandemia (o que já não acontecia há várias semanas) que fez aumentar em 27 o número de mortes a lamentar, totalizando agora 104, desde o início da pandemia no nosso distrito, sendo que Carrazeda é o único concelho ainda sem óbitos associados.
37 óbitos em Bragança
3 em Alfândega da Fé
7 em Freixo de Espada à Cinta
16 em Macedo de Cavaleiros
3 em Miranda do Douro
11 em Mirandela
3 em Mogadouro
7 em Torre de Moncorvo
1 em Vila Flor
11 em Vimioso
5 em Vinhais
No relatório desta tarde houve uma atualização das contagens pelo que voltam a não estar discriminados os concelhos onde aconteceram os novos casos de infeção, e os recuperados, sendo apenas percetível a diferença de casos ainda ativos da doença, face ao passado sábado, dia em que foi conhecido outro boletim.
Nessa altura, o distrito de Bragança totalizava 5104 casos confirmados, 4206 deles já recuperados, 77 óbitos e 821 casos ativos.
Assim, é possível concluir que apenas dois concelhos (Miranda do Douro e Carrazeda de Ansiães) aumentaram o número de casos ativos, o que equivale a dizer que tiveram mais casos novos do que recuperados. Já em Vinhais, o número não sofreu qualquer alteração, enquanto nos restantes 9 concelhos do distrito de Bragança, registaram mais casos dados como curados do que novos casos de infeção, nas últimas 48 horas.
Dados atualizados às três da tarde desta segunda-feira indicam que, desde o dia 14 de março já foram confirmados no distrito 5163 casos do novo coronavírus. Desses, já foram dados como recuperados 4351 (84,3%). O número de óbitos é agora de 104 (2%) e restam 708 casos ativos (13,7%).
Em Sendim, a situação na Casa da Criança já está praticamente normalizada.
Já na APADI, e de acordo com a direção da instituição, "no dia 15, uma colaboradora informou a Instituição que tinha testado positiva ao sars- cov-2;
a Instituição, por sua iniciativa, resolveu testar todos os membros da equipa da colaboradora em causa, tendo-se detetado mais um caso positivo;
de imediato" foi alertada a Saúde Pública e contactada a linha de Apoio aos Lares.
"Na sexta-feira, dia 18, a Saúde Pública realizou testes aos colaboradores e utentes do LAR. Foram detetados mais 2 colaboradores positivos encontrando-se todos os utentes negativos; Por prevenção e seguindo as indicações da Autoridade de Saúde Público, todos os utentes encontram-se em confinamento", tendo sido realizados novos testes no dia 26. "Os colaboradores infetados estão em isolamento e encontram-se assintomáticos", esclarece ainda a instituição.
Confira os pacientes infetados, por concelho, a diferença face ao passado sábado e as freguesias onde se registam mais casos em cada um dos 12 concelhos:
BRAGANÇA 301 (-42) 168 na UF da Sé, Santa Maria e Meixedo; 46 em Outeiro
MACEDO 181 (-5) 116 na cidade; 11 em Arcas; 8 em Peredo e na UF de Bornes e Burga
MIRANDA 55 (+4) 35 na UF de Sendim e Atenor; 11 em Miranda
MIRANDELA 48 (-6) 32 na cidade. 3 em Fradizela, Carvalhais e UF de Avidagos, Navalho e Pereira.
ALFÂNDEGA 33 (-16) 21 na vila. 3 na UF Eucísia, Gouveia e Valverde, Vilarelhos e UF de Pombal e Vales
VIMIOSO 26 (-25) 15 em Argozelo; 3 na UF de Algoso, Campo de Víboras e Uva
MOGADOURO 26 (-7) 9 na vila; 8 em Meirinhos
VILA FLOR 15 (-12) 5 na vila; 5 na UF de Candoso e Carvalho de Egas
VINHAIS 10 (IGUAL) 4 na vila e 4 em Rebordelo
MONCORVO 8 (-1)
CARRAZEDA 4 (+1)
FREIXO 1 (-4)