Contágio está a abrandar no distrito de Bragança
Apesar de as mortes por covid-19 serem já oito no distrito (três em Vinhais e duas em Bragança), o número de recuperados já é mais do dobro (17). Número de novos casos também se reduziu ao mínimo nos últimos dias.
O número de novos infetados no distrito de Bragança com covid-19 parece ter metido travão a fundo ao longo dos últimos dias, com uma taxa de novos contágios de apenas 1,7 por cento nos últimos três dias, que colocam o distrito com 234 infetados, contra os 196 da semana passada.
Os dados analisados pelo Mensageiro de Bragança têm por base a contagem feita pela Unidade Local de Saúde do Nordeste e não o boletim que a Direção Geral de Saúde publica diariamente mas em que apenas estão plasmados cerca de 80 por cento dos casos e com a omissão dos concelhos com menos do que três infetados (no distrito, Mogadouro, Alfândega e Freixo têm apenas um cada).
Para além disso, também se verificam discrepâncias em alguns concelhos (em Carrazeda de Ansiães, por exemplo, as autoridades local só contabilizam três casos contra cinco da DGS), que se explicam com as moradas, pois alguns pacientes, apesar de oriundos de concelhos do Nordeste Transmontano, residem há vários anos no litoral do país, onde foram infetados, sendo contabilizados aqui.
Era o caso de um paciente de Alfândega da Fé que reside há vários anos no Porto e acabou por inicialmente ser contabilizado no distrito, antes de passar para a esfera dos números do litoral.
Posto isto, importa referir que na última semana (os resultados analisados reportam-se à semana entre 15 e 22 de abril) registaram-se 38 novos casos contra os 40 da semana anterior.
(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)