REDES LIGADAS, CORAÇÕES UNIDOS: O 1.º Encontro de Missionários Digitais
Chegada a idade de tentar perceber o futuro profissional do filho, um amigo escuteiro perguntou-lhe: “o que queres ser quando fores grande?”. O petiz respondeu logo: “Influencer!”. O pai reagiu: “Sim, sim, mas primeiro vais estudar comunicação a sério, para depois influenciares”. A conversa ficou por ali e, penso que o miúdo entendeu.
Lembrei-me disto quando um jornalista amigo me perguntou se ia ao 1.º Encontro dos Missionários Digitais: “afinal, tu também és um “Influencer” nas redes”. O comentário fez-me corar e pensar. Publico conteúdos e acompanho debates vigorosos, mas será que isso me dá direito ao título? Faço-o por missão, pelo prazer da escrita, por amor à verdade e para difundir a Palavra.
A Igreja habita hoje um novo continente no oceano digital. Atenta a esta rota, a Diocese de Bragança-Miranda acolhe, no dia 26 de setembro (sábado), às 13h00, o 1.º Encontro Nacional dos Missionários Digitais, no Parque de Eventos de Alfândega da Fé.
A iniciativa do Padre Manuel Ribeiro, assumida por D. Nuno Almeida, assinala o nascimento da Rede Nacional. Se o Papa Francisco nos impeliu a transformar conexões em comunhão, o Papa Leão XIV pede-nos para “consertar as redes” e criar espaços de verdadeiro encontro.
Este dia, enriquecido pelas “MD Talks” e pelo ritmo tecno do “DJ” Padre Guilherme, convoca paróquias, movimentos e navegadores do ecrã a colocar o coração acima do algoritmo. Afinal, como exorta D. Nuno, os influenciadores da fé devem “comunicar valores, gerar encontro e testemunhar a fé”.
Redes ligadas, corações unidos. Vem humanizar a tecnologia e transformá-la em espaço de fraternidade. Encontramo-nos no próximo sábado, em Alfândega da Fé.
