Bragança

Telmo Afonso mantém maior junta do distrito nas mãos do PSD

Publicado por António G. Rodrigues em Seg, 10/13/2025 - 01:28

Telmo Afonso conseguiu manter a maior junta de freguesia do distrito de Bragança nas mãos do PSD ao vencer as eleições autárquicas na União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, obtendo 10 dos 19 mandatos, com 5410 votos contra os 5076 de Chéu Líbano, do PS.

"Quero deixar um profundo agradecimento a todas as pessoas que confiaram em nós e que continuam a acreditar nesta equipa.

Esta foi a eleição em que a nossa lista alcançou o maior número de votos desde 2017, um resultado que nos enche de orgulho e reforça o compromisso que temos com todos aqueles que representamos.

Agradeço de coração a quem me acompanhou nesta caminhada, à equipa incansável, aos apoiantes e a todos os que, com entusiasmo e dedicação, estiveram connosco ao longo desta eleição.

Um abraço especial de amizade e respeito ao companheiro Paulo Xavier, pelo espírito de colaboração e pela forma leal como viveu este processo.
Seguimos com humildade, determinação e a vontade de continuar a servir com responsabilidade e proximidade", disse Telmo Afonso, em declarações ao Mensageiro.

Num concelho em que o PS conquistou a Câmara ao PSD após 28 anos e obteve mais votos para a Assembleia Municipal, com Jorge Novo, a Iniciativa Liberal acaba por ficar no terceiro lugar, à frente do Chega, elegendo pela primeira vez um elemento para a Assembleia Municipal de Bragança, ficando a poucos votos de eleger na Assembleia de Freguesia da cidade.

"Foi um resultado histórico porque conseguimos ultrapassar o Chega e eleger pela primeira vez para a Assembleia Municipal. Temos uma base sólida para crescer a partir daqui. Parabéns aos vencedores", disse o candidato da IL, Nuno Fernandes, prometendo uma ação de escrutínio na AM.

O Chega elegeu o último elemento na Assembleia Municipal.

Já a CDU perdeu o único elemento que tinha neste órgão autárquico.

Apesar da vitória de Jorge Novo, o PSD deverá manter a maioria naquele órgão autárquico, pois nele têm assento também os presidentes de junta para além dos deputados agora eleitos.

O PS conquistou cinco juntas ao PSD, que, com as 34 que manteve, deverá garantir a eleição do Presidente da Assembleia.

Assinaturas MDB