Diocese

Servas Franciscanas criam espaço de acolhimento a refugiados em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa

Publicado por AGR em Qui, 2021-03-18 14:06

A congregação das irmãs Servas Reparadoras de Jesus Sacramentado criou, em parceria com a delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa, um espaço de acolhimento a refugiados.
“Como está plasmado no seu nome, o Carisma da Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado, na sua vertente reparadora, tem presente o Corpo de Cristo, não apenas na Eucaristia, mas na sua identificação com os “irmãos mais pequeninos” (Mt 25, 40), ou seja, os pobres e os que sofrem vicissitudes na vida. É por isso que as Irmãs se dedicam a vários tipos de obras sociais, tendo presente o sentido das obras de misericórdia e da palavra de Jesus.
Ainda antes da fundação da Congregação, aquelas que primeiro viveram o Carisma e o receberam de Deus, além da vida intensa de oração, e decorrente dela, procuraram responder a situações de reparação na pessoa dos mais frágeis, criando um asilo para acolhimento de crianças pobres e em risco. Ao longo dos anos foram várias as áreas de atividade que ocuparam a atenção e a solicitude das Irmãs, desde a educação de crianças e jovens, à enfermagem e ao combate à pobreza.
Na atenção aos sinais dos tempos, neste mês de março de 2021 a Congregação empenha-se num novo tipo de resposta social, feita em parceria com a Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Bragança, cedendo uma ala do Colégio de S. João de Brito, em Bragança, para o acolhimento de cinco refugiados.
Contamos que este espaço seja ocupado no dia 19 de março de 2021, com a chegada dos três primeiros elementos, diretamente provindos de um campo de refugiados.
Dia de S. José, dia do pai, é um dia muito significativo não apenas para nós Congregação, mas sobretudo para estas três pessoas que veem abrir-se, nas suas vidas, um horizonte de esperança”, explica a congregação, em comunicado.

Assinaturas MDB