RECAPE das minas de ferro prevê um aumento do volume de tráfego de mais de 79 por cento na estrada entre Carvalhal e a vila
Está em fase de consulta pública até 22 de dezembro o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE) para a reativação das minas de ferro de Moncorvo, na designada fase definitiva, que prevê um aumento significativo do volume de tráfego de pesados entre a localidade de Carvalhal e Torre de Moncorvo. No oitavo ano de exploração esse aumento pode chegar a 79,4%, para transportar as mais de 7100 toneladas de minério que serão extraídas diariamente, em 188 cargas diárias. Logo no 6º ano de exploração estima-se que o volume de tráfego suba 38,9%, e no sétimo ano 57,5% e 38,9% no sexto ano. Ainda assim, segundo o documento a que o Mensageiro teve acesso a maior parte dos impactos negativos nesta fase são baixos ou moderados.
Em causa está o transporte rodoviário, desde a unidade de beneficiação, em Carvalhal, até ao Pocinho e daquela até ao IP2/EN102-A, uma opção que poderá implicar um aumento nos níveis sonoros atuais nas vias de comunicação que atravessam aglomerados populacionais e são utilizadas pelo projeto.