FUTEBOL DISTRITAL

Rafael Alves sucede a Armando Manuel como presidente do GD do Cachão

Publicado por Fernando Pires em Sáb, 05/24/2025 - 10:47

Depois de no início do mês de maio, Armando Manuel ter decidido renunciar à liderança do Grupo Desportivo do Cachão, após cinco anos a gerir o clube do concelho de Mirandela - alegando motivos pessoais – na passada quarta-feira, foi escolhida, em reunião extraordinária da Assembleia-Geral, uma nova direção que será presidida por Rafael Alves, empresário, residente em Mirandela, e com uma ligação próxima ao clube nos últimos três anos.

Rafael Alves assume a presidência num “momento exigente” dado que, o clube “atravessa uma situação financeira delicada, sobretudo após o incumprimento contratual do patrocinador Pactu Business Center, que, das 12 tranches previstas para o primeiro ano de apoio, apenas uma foi liquidada”, adianta o novo presidente.

Esta situação, “comprometeu não só o equilíbrio orçamental como também o cumprimento de obrigações com fornecedores, treinadores e atletas, além de ter dificultado a execução do plano desportivo delineado”, acrescenta o novo líder do clube.

Rafael Alves explica ainda que tem a consciência que se trata de “um desafio grande”, mas também sabia que “não poderia virar as costas, dado que ao longo dos últimos anos estive dentro do balneário, no banco, na formação, no planeamento e até no apoio médico. Conheço de perto as pessoas, os problemas e as potencialidades do nosso clube. Fiquei lisonjeado com a confiança da comunidade e, mais do que isso, sinto-me preparado para liderar esta nova etapa”, afirma.

A nova direção diz já ter iniciado “um trabalho rigoroso de auditoria interna, revisão contratual e contacto com potenciais novos parceiros, com o objetivo de restabelecer a confiança institucional e garantir a sustentabilidade financeira do clube”.

Apesar do contexto não ser nada favorável, a nova direção delineou metas ambiciosas. “O foco imediato está no reequilíbrio financeiro. A médio prazo, pretende-se avançar com a remodelação do Complexo Desportivo do Cachão, com vista à sua transformação num espaço multifuncional que sirva o desporto, mas também o bem-estar, a saúde e o convívio da população da freguesia de Frechas”.

Segundo o novo presidente do clube, este projeto “conta já com o apoio da Câmara Municipal de Mirandela, que demonstrou disponibilidade para orientar o clube na candidatura a fontes de financiamento específicas, nomeadamente no âmbito de programas de requalificação desportiva e comunitária”.

Além disso, a nova direção pretende lançar, em breve, “um plano de sócios renovado, com vantagens exclusivas e uma abordagem moderna, incentivando a adesão de famílias, jovens e antigos adeptos. A ideia é recuperar o orgulho em torno do emblema do Cachão e fortalecer o sentimento de pertença local”.

O vice-presidente, Ricardo Pinto, reforça que o clube não é só futebol. “O clube é o reflexo da nossa terra. Queremos ver novamente as famílias nas bancadas, as crianças com a camisola do Cachão ao peito, os cafés a falar de bola ao domingo. Para isso, é fundamental recuperar a confiança da população. Vamos abrir as portas, comunicar com clareza e envolver toda a gente neste projeto”, diz.

Também o Presidente da Junta de Freguesia de Frechas faz questão de expressar o seu total apoio à nova direção. “O Grupo Desportivo do Cachão é uma das principais referências identitárias da nossa freguesia. Não é apenas um clube, é um símbolo de união, esforço e pertença, pelo que estaremos sempre disponíveis para colaborar, apoiar e caminhar ao lado desta nova direção, liderada por alguém que tem demonstrado, ao longo dos últimos anos, compromisso verdadeiro com o clube e com a nossa terra”, afirma José Carlos Teixeira.

A DESPEDIDA DO ANTERIOR PRESIDENTE

No início do mês, Armando Manuel decidiu renunciar à presidência do GD do Cachão e deixou uma mensagem:

“Foram anos que levarei para sempre comigo. Anos de luta, de alegrias, de noites mal dormidas, de vitórias suadas e derrotas que também nos ensinaram. Mas acima de tudo, foram anos vividos com amor ao clube, com paixão por esta camisola, e com o firme propósito de dar sempre o melhor. Fiz amizades que levarei para a vida.
A cada atleta que vestiu estas cores, a cada colega de direção, treinador, funcionário, sócio e amigo: o meu mais profundo obrigado. Nunca caminhei sozinho. Senti sempre o vosso apoio, a vossa confiança e o vosso carinho.
Saio com a alma serena e o coração em paz, certo de que dei tudo o que tinha — e talvez um pouco mais. O clube segue em frente, como merece, e eu seguirei também, agora do lado de fora, mas sempre presente, sempre disponível, sempre grato”.

OS NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DO GD DO CACHÃO

DIREÇÃO

Presidente – Rafael Gomes Alves
Vice-Presidente – Ricardo Miguel Pereira Pinto
Tesoureiros – Rafael Gomes Alves e Ricardo Miguel Pereira Pinto
Secretário – Gonçalo dos Santos Teixeira
Vogal – Iuri Caseiro Gomes

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente – Flávia Branco
1.ª Secretária – Luísa Andrea Ventura Quintas
2.º Secretário – Daniel Gomes Alves
Vogal – Vítor Joel da Silva Martins

CONSELHO FISCAL

Presidente - Domingos Santos Correia Gomes
Relator – Miguel Ângelo Ferreira Caseiro
1.º Secretário – Edgar Rui Pinheiro Prada
2.ª Secretária – Raissa Marcula Gomes

Assinaturas MDB