Qual a importância da matemática no poker?
O poker é um jogo de habilidade que usa a sua capacidade de ler situações e oponentes para lhe dar vantagem em cada mão jogada.
É também um jogo de matemática, onde o jogador deve conseguir calcular as suas hipóteses e as dos seus oponentes, como ganhar uma mão de poker em qualquer situação.
O uso da matemática no poker faz um jogador vencedor?
É uma pergunta comum: é possível vencer o jogo sem incorporar matemática de poker nas jogadas?
Não se pode presumir que pessoas que não usam matemática não serão jogadores vencedores, mas um conhecimento sólido de probabilidades só pode melhorar o seu jogo e dar-lhe uma vantagem sobre jogadores que não as usam.
Na verdade, quase todos os jogadores usam matemática nos seus jogos sem perceber que estão a fazer isso.
Preciso aprender matemática para ganhar dinheiro com poker?
Não. É possível ganhar dinheiro com poker sem aprender a matemática do jogo.
No entanto, é muito difícil tornar-se um vencedor consistente sem aprender matemática de poker. Além disso, sem um conhecimento prático de matemática, um jogador está a limitar severamente o seu potencial.
Não é essencial, mas seria tolice ignorar a matemática do poker.
Então onde a matemática entra na estratégia do poker online?
A matemática pode ser usada em muitas situações diferentes; no entanto, ela é mais comummente usada quando um jogador tem um draw, como um flush ou straight draw .
Se um oponente faz uma aposta e o outro jogador está num empate, depara-se com a decisão de pagar para tentar completar o empate com a próxima carta, ou desistir e deixar o seu oponente levar o pote.
Nessa situação, um jogador que tem bons conhecimentos de matemática de poker sempre saberá se deve ou não pagar, enquanto um jogador que não tem conhecimento de matemática ficará inseguro.
Jogadores que não estão familiarizados com as probabilidades de poker farão um palpite bem fundamentado sobre se devem ou não pagar. Se a aposta for grande, eles podem achar que é muito caro tentar pegar a carta certa, mas se a aposta for pequena, eles estarão mais inclinados a pagar.
Por outro lado, um jogador que sabe usar a matemática do poker terá correctamente o poder de calcular as probabilidades do pote que está a receber na mão e agir de acordo.
As probabilidades do pote consideram a quantia que o seu oponente apostou relativamente ao pote e a probabilidade de completar o seu draw para informá-lo sobre se deve ou não, pagar ou desistir.
Valor Esperado
Há outras situações que incorporam a matemática um pouco mais livremente, mas ainda assim a incorporam. A situação a seguir é um exemplo de “Valor Esperado”.
Digamos, por exemplo, que está no river segurando um par baixo e o seu oponente aposta 4 euros num pote de 10 euros, o que deve fazer?
Se não tem nenhuma evidência concreta da forma como a mão desenrolou-se sobre se o seu oponente tem ou não uma mão melhor que a sua, pode usar a matemática para determinar se deve ou não pagar.
Exemplo de uso da matemática no poker
Primeiro, deve estimar a probabilidade de que o seu oponente esteja a usar de artimanha e tenha uma mão pior que a sua. Digamos que:
- O nosso oponente é um pouco complicado e faz bluff 1 vez para cada 3 vezes que tem a melhor mão no river.
- Isso significa haver uma oportunidade em 4 de termos uma mão melhor que a do nosso oponente.
- Desta forma, há 3 em 4 oportunidades de não termos a melhor mão.
- Então, para cada 3 vezes que perdemos, 1 vez venceremos (3 para 1).
Algumas dicas rápidas
Um ponto importante a ser lembrado ao usar matemática no poker é que as decisões que tomar não afetarão os seus ganhos no curto prazo.
Só porque calcula as probabilidades numa mão específica e faz a chamada correta, não significa que ganhará a mão. Também não significa que tomou a decisão errada se perder a mão.
Se continuar a tomar as decisões certas com base nas probabilidades, ganhará mais dinheiro a longo prazo, então tente não deixar que os resultados a curto prazo o influenciem a fazer as jogadas corretas.
Aprender a usar matemática no poker pode ser um processo difícil no começo, mas recomendamos fortemente que continue a tentar, pois isso o auxiliará a tornar-se um jogador de poker vencedor a longo prazo.
Depois de um tempo, as coisas começarão a fazer sentido e a sua compreensão das probabilidades do pote e do valor esperado se tornará muito mais fácil.
Palavras finais
Se não está a tentar aprender a matemática envolvida em jogar um bom poker, está apenas sendo preguiçoso.
Se acha que é inteligente o suficiente para enganar os seus oponentes, tem poder cerebral mais do que suficiente para trabalhar com os números. Pare de dar desculpas.
Todas as informações sobre a matemática do poker estão à sua disposição na internet. Tudo o que está entre a sua melhor compreensão da matemática do poker é o tempo, um pouco de esforço e prática.
Se levar o seu jogo a sério, tirará um tempo para entender tudo e aproveitar os benefícios disso.