Bragança

Projeto vai estudar formas de promover a longevidade saudável na zona de Bragança e Salamanca

DR
Publicado por Glória Lopes em Qui, 12/18/2025 - 10:17

Um consórcio de entidades de Bragança e da província de Salamanca está a implementar o projeto “IBERLONGEVA”, uma iniciativa científica e social para compreender e promover a longevidade saudável, que será apresentado publicamente esta quinta-feira, no auditório Paulo Quintela. “Este projeto estudará, com a participação direta dos cidadãos, os fatores que determinam a fragilidade e o bem-estar das pessoas com mais de 60 anos. O objetivo é avançar no conhecimento científico e, ao mesmo tempo, promover hábitos e ambientes que favoreçam uma vida mais saudável, autónoma e com sentido”, informou fonte do Município de Bragança.
Ao abrigo do projeto será criado o Observatório para uma Longevidade Ativa e com Sentido (OLAS) para recolher, processar e analisar todas as informações obtidas, com a missão de se “tornar uma plataforma de referência para autoridades públicas, profissionais da saúde e da ação social, organizações do terceiro setor, meios de comunicação e cidadania”, indicou uma fonte ligada ao IBERLONGEVA.
O projeto transfronteiriço entre Espanha e Portugal é promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, através do Centro de Investigação em vida ativa e bem-estar (LiveWell), pela Universidade de Salamanca, através do Centro Internacional sobre o Envelhecimento (CENIE) e pela Universidade de Vigo. IBERLONGEVA é coordenado pelo CENIE e financiado pelo Programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP 2021-2027) da União Europeia.

Assinaturas MDB