Oficial: André Irulegui é o novo treinador do GD Bragança

É oficial: André Irulegui foi confirmado como o novo treinador do Grupo Desportivo de Bragança, sucedendo a Nuno Gonçalves, que apresentou a demissão do cargo no passado domingo, após a derrota frente ao Vianense. A informação, avançada na manhã de ontem pelo Mensageiro de Bragança na sua edição online, foi agora oficializada pelo clube.
O técnico brasileiro, de 58 anos, regressa assim ao Campeonato de Portugal, onde já orientou o Mirandela na época 2023/2024. Esta temporada, Irulegui esteve ao serviço do Macedo de Cavaleiros, no Campeonato Distrital da AF Bragança, clube que assumiu em novembro para substituir Nuno Fernandes.
Com uma longa ligação ao futebol transmontano, André Irulegui destacou-se em 2022/2023 ao comando do Mirandela, conquistando a Divisão de Honra da Associação de Futebol de Bragança e a Taça Distrital. Na temporada seguinte, somou os títulos da Supertaça Distrital Sílvio Carvalho e da Supertaça Transmontana, consolidando o seu estatuto como um dos técnicos mais respeitados da região.
O agora treinador brigantino chegou a Portugal como jogador do Vitória de Guimarães, tendo terminado a carreira no futebol distrital de Bragança, já depois dos 50 anos. A sua estreia como treinador principal aconteceu na época 2021/2022, ao serviço do Sendim (Miranda do Douro), onde conquistou a Taça Distrital ao derrotar o campeão Bragança.
Numa declaração sobre o novo desafio, Irulegui mostrou-se dividido, mas motivado: “É um sentimento agridoce, pois, por um lado, irei representar um dos clubes mais representativos da região, mas também deixo um Macedo de Cavaleiros onde encontrei um grupo focado e feliz nos objetivos propostos. Foi uma surpresa, mas faz parte do futebol. É necessário sermos pragmáticos e dar mais um passo importante na minha carreira como treinador.”
Sobre os desafios no Campeonato de Portugal, o técnico destacou: “É uma competição muito exigente e sei muito bem das dificuldades que nos esperam. Este era um convite irrecusável, e são estes desafios que nos fazem evoluir na carreira. Assumo este desafio com uma enorme vontade de conseguir sucesso, num campeonato cheio de surpresas.”
O principal objetivo será garantir a manutenção, mas Irulegui não descarta ambições maiores: “O primeiro objetivo é a manutenção, mas, se pudermos, queremos superar esse objetivo inicial. Conheço este plantel, composto por jogadores que trabalharam comigo e outros que defrontei, mas não há nada como o trabalho diário. É um grupo forte, como o lugar na classificação indica, e sei que vão demonstrar muita vontade para conseguir os objetivos do clube.”
A estreia de André Irulegui ao comando do GD Bragança está marcada para este sábado, em casa, frente ao Pevidém, na 15.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal. “Aguardo um Pevidém a querer mostrar o seu melhor e acredito que, jogando em casa, com o fator motivacional de um novo treinador, podemos fazer um bom jogo.”
O novo técnico canarinho deu início aos trabalhos de preparação com a equipa esta quarta-feira, mantendo Rui Teixeira no cargo de treinador-adjunto e Bruno Rato como responsável pelos guarda-redes.
Foto: GDB