Mogadouro

Município inaugurou monumento honorífico de homenagem aos antigos combatentes

Publicado por Francisco Pinto em Sex, 06/05/2026 - 12:44

A cidade de Mogadouro inaugurou no sábado, um monumento honorífico de homenagem aos antigos combatentes, numa cerimónia de profundo significado histórico, patriótico e humano para o concelho, onde marcaram presença antigos militares e ordens representativas de antigos combatentes e como a Ordem Paraquedista “ Os Grifos63” e familiares dos malogrados militares.

“Hoje prestamos uma homenagem muito justa e merecida a todos os antigos combatentes do concelho de Mogadouro. Este monumento nasce como símbolo de memória, respeito e gratidão para com aqueles que, em diferentes momentos da nossa história, serviram Portugal com coragem, sentido de dever e espírito de sacrifício. Recordamos, de forma muito particular, todos os que perderam a vida no Ultramar, na Primeira Guerra Mundial e na missão de manutenção de paz na Bósnia,”destacou o presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel.

Segundo o autarca de Mogadouro, o monumento é da autoria do escultor transmontano Hélder Carvalho “constituirá um espaço permanente de homenagem, reflexão e respeito, preservando para as gerações futuras o testemunho do contributo dos antigos combatentes para a defesa da paz, da liberdade e da soberania nacional.

“Não é por acaso que esta homenagem decorre no Dia do Encontro de Anciãos do Concelho de Mogadouro, onde temos a de 900 séniores, entre eles muitos antigos militares e antigos combatentes, homens que transportam consigo memórias marcantes da guerra, da distância e do sacrifício”, sublinhou.

Para o autarca mogadourense, “as guerras são sempre, sem exceção, fontes de sofrimento, para quem vai e para quem fica. É por isso que é tão importante preservar a paz, e que haja o esforço de evitar os conflitos que deflagram por todo o mundo, com tantas consequências nefastas, incluindo a perda de muitas vidas”.

“É meu desejo que este espaço permaneça como lugar de reflexão, de memória e homenagem permanente às gerações que serviram Portugal. Em nome do Município de Mogadouro, obrigado a todos os antigos combatentes. Portugal e Mogadouro não esquecem o vosso exemplo”, descreveu durante o momento solene de bênção do monumento aos antigos combatentes.

Militares mortos na Primeira Guerra Mundial
1914 -1918
Amadeu Casimiro Calejo Mogadouro
Albino de Assunção Paula Vilar de Rei
Amândio Augusto Pinto Estevais
Américo Augusto Guilherme Valverde
António Araújo de Almeida Campos Mogadouro
António do Nascimento Pires Castelo Branco
António Joaquim Quitério Estevais
António Lopes Mogadouro
António Mendes Azinhoso
Armando Augusto Calejo Mogadouro
Domingos António de Carvalho São Martinho do Peso
Domingos do Nascimento Penas Róias
Humberto Albano Lopes Mogadouro
Jaime Augusto dos Santos Borges Vilarinho dos Galegos
João Afonso Bemposta
José António Peixeiro Castelo Branco
Laureano António Morgado Mogadouro
Luís António Moreira Vale da Madre
Manuel dos Santos Vale da Madre
Manuel João de Deus Martins Manso Bemposta
Manuel Joaquim de Oliveira Vilarinho dos Galegos
Manuel José Bruçó
Manuel José Afonso Castelo Branco
Serafim de Jesus Rodrigues Mogadouro
Silvestre de Carvalho Mogadouro

Militares mortos na Guerra Colonial Portuguesa – Ultramar
1961 – 1974

Albino Teixeira Marinho Castelo Branco
Alfredo Nascimento Novais Urrós
Anselmo dos Anjos Bento Urrós
António Augusto Moreiras Sanhoane
António Augusto Ribeiro Castelo Branco
António José Frade Valverde
António Maria Rodrigues Variz
Aparício Augusto Margarido Meirinhos
Feliciano Nuno Bastiana Figueira
Fernando Augusto Ovelheiro Urrós
Francisco Afonso Mendes Remondes
Francisco Augusto Pinto Cavadas Mogadouro
Francisco Silvestre Fernandes Sanhoane
Manuel João Pires Bemposta
Manuel Luís Sales Bemposta
Nascimento Machado Antenor Santiago
Norberto Preto Vila dos Sinos

Militar morto durante a missão de manutenção de paz na Bósnia - 1996

Alcino José Lázaro Mouta
Mogadouro

Oferta para Assinantes

Cartão Moeve