Jorge Mariz segundo classificado à geral e vencedor da categoria Elites M em Melgaço

O ciclista brigantino Jorge Mariz alcançou, este domingo, o segundo lugar da classificação geral e venceu a categoria de Elites M no Monção e Melgaço Granfondo, um dos eventos mais emblemáticos do género em Portugal, realizado com epicentro na vila raiana de Melgaço.
Em representação da Penacova CEG Reconco, Jorge Mariz completou os 130 quilómetros do percurso longo em 03:37:14. O triunfo absoluto pertenceu ao espanhol David Vivas (03:34:57), que somou o quinto granfondo consecutivo e garantiu, dessa forma, a conquista do Troféu Super Prestigio.
Apesar da boa prestação, o brigantino não conseguiu alcançar a camisola amarela, objetivo com que entrou na competição. O próprio destacou que o traçado favorecia as suas características e descreveu a corrida como “muito rápida, sobretudo na primeira hora, com algumas condicionantes na passagem por território espanhol”.
Na parte final, o duelo reduziu-se ao confronto direto com David Vivas. O ciclista de Bragança perdeu contacto a cerca de meio minuto do líder, recuperou algum tempo na descida, mas um erro de percurso, resultante de falha no track, impediu-o de lutar pela vitória. “De regresso ao percurso, dei tudo para assegurar o segundo lugar da geral e a vitória na minha categoria. Fiquei satisfeito por este resultado e por termos ajudado a equipa a conquistar o segundo lugar coletivo no Super Prestigio”, referiu.
O Monção e Melgaço Granfondo contou ainda com outro pódio brigantino: Diana Porto, em representação da Love Tiles, conquistou a medalha de prata na categoria de Masters A, na vertente de Mediofondo, completando o percurso em 03:21:44.
Concluída a participação nos granfondos da Bikeservice, Jorge Mariz centra agora atenções no Troféu Open XCM ACB, cuja primeira etapa está marcada para 5 de outubro, em Vilar do Monte.
Fotos: DR