FUTEBOL FEMININO

IPDJ entrega Bandeira da Ética à Associação Desportiva de Paredes

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2021-09-19 10:24

A Bandeira da Ética Desportiva foi entregue, este sábado, à Associação Desportiva de Paredes pelas mãos de José Carlos Lima, Coordenador do PNED (Plano Nacional de Ética no Desporto), na presença de António Ramos, Presidente da Associação de Futebol de Bragança e do Comissário Justino Portugal do Comando Distrital da PSP de Bragança.

O Coordenador do PNED, José Carlos Lima, realçou a importância da Bandeira da Ética no processo de certificação dos clubes e o crescimento da comunidade que ostenta a tão desejada bandeira. “Os critérios para admissão são que o clube ou entidade promovam valores de ética no âmbito desportivo. Todas as atividades que essa entidade desenvolva podemos certificar, nós certificamos evidências, tais como documentos como código de ética, ações solidárias, torneios, ações de formação e sensibilização. Quando lançámos a Bandeira há cerca de dois anos tínhamos cerca de 200 entidades registadas, passados dois anos temos mais de 2000 entidades registadas. No ano passado tivemos cerca de 1000 candidaturas à Bandeira de Ética. Ajudou muito a Federação Portuguesa de Futebol no seu processo de certificação de entidades formadoras incluir a Bandeira como critério de certificação. O que demonstra a importância da Bandeira de Ética para a certificação dos clubes,” afirmou.

Alexandra Pires, presidente da AD Paredes, realçou o orgulho da Bandeira de Ética como uma forma de validação pelo trabalho desenvolvido. “O clube precisa deste reconhecimento para provar a capacidade que têm. Esta certificação do IPDJ destaca o trabalho feito desde 2016 o que para nós é extremamente importante. Este é um sinal de que a orientação dada ao clube está correta”.

A candidatura da AD Paredes teve como base um conjunto de iniciativas sociais que contou com a colaboração das atletas e encarregados de educação. “Fizemos algumas campanhas de âmbito solidário, entre as quais cabazes de Natal para famílias menos favorecidas, procedemos à recolha de bens alimentares e material de higiene, como fraldas, para crianças pequenas e recém-nascidos de famílias que nos foram referenciadas e conseguimos ajudar 5 agregados familiares”, declarou Alexandra Pires.

Um dos projetos permanentes da AD Paredes é o centro de estudo localizado na sede do clube e o acompanhamento permanente das atletas por parte de uma psicóloga.

A Bandeira da Ética é dirigida a todas as entidades que pretendam que seja reconhecido e certificado o seu trabalho desenvolvido na promoção dos valores éticos através do desporto. Este reconhecimento é assinalado com a entrega de uma bandeira física e a disponibilização do “selo digital da Bandeira da Ética. A certificação da Bandeira da Ética tem a validade de dois anos, a contar da data em que é emitida, não sendo renovada automaticamente. Tendo em conta esta indicação, a Associação Desportiva de Paredes irá poder hastear orgulhosamente esta bandeira até ao ano de 2023.

A AD Paredes é a quarta entidade do distrito brigantino a receber esta certificação, após Escola Crescer, AD Paredes , CSP Vila Flor e Ginásio Clube Mirandelense terem sido reconhecidas com a Bandeira de Ética.

O período de submissão de candidaturas anual à Bandeira da Ética, decorre entre o dia 1 de Outubro e 31 de dezembro.

 

Assinaturas MDB