Planalto Mirandês

ICNF registou entre 25 de julho e 2 de outubro 22 ataques de lobos no Planalto Mirandês

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 11/06/2025 - 09:34

Um ataque de lobos no concelho de Miranda do Douro, no Planalto Mirandês, causou ao final de domingo a morte a cinco ovelhas e dois cordeiros, contou esta quarta-feira um familiar do pastor proprietário dos animais.
“O ataque aconteceu ao final do dia de domingo, quando o meu tio andava a pastorear os animais e algumas ovelhas terão ficado para trás ele não se apercebeu e o lobo ou lobos levou as ovelhas e os cordeiros”, explicou Mário Torrado.
De acordo com a mesma fonte, “os pastores no Planalto Mirandês andam revoltados porque garantem que andam a trabalhar para alimentar os lobos”.
“Por aqui há um sentimento de revolta, porque as pessoas andam a trabalhar para tentar tirar algum rendimento e ficam sem os seus bens e ficam com a ideia de que andam a trabalhar para o lobo, o que gera medo e revolta”, justificou Mário Torrado.
De acordo com Mário Torrado, os técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) tomaram conta da ocorrência.
Em cerca de um mês e meio, este é o quinto ataque de lobos registado no concelho de Miranda do Douro, que foi relatado ao ICNF.
Em 19 de setembro, ICNF avançava ao Mensageiro que, desde 2024, tinham sido registados 32 ataques de lobos na região do Planalto Mirandês, território fronteiriço do distrito de Bragança, um número que

Assinaturas MDB