GD Bragança vence Ribeira Brava e aumenta distância na liderança da Série A
O Grupo Desportivo de Bragança reforçou, este domingo, a liderança isolada da Série A do Campeonato de Portugal, ao vencer em casa o Ribeira Brava por 3-1, em encontro da 17.ª jornada.
Num jogo menos exuberante do ponto de vista ofensivo, mas marcado pela habitual entrega e pressão alta, a formação brigantina inaugurou o marcador aos 19 minutos, por Danny Pires. Apesar de algumas investidas da equipa madeirense, a organização defensiva dos transmontanos manteve-se sólida, limitando as ocasiões de perigo dos visitantes.
Ainda antes do intervalo, o Bragança ampliou a vantagem. Nuninho converteu com êxito uma grande penalidade, assinalada a castigar uma mão na bola de Kenny, colocando o resultado em 2-0 ao intervalo.
No regresso dos balneários, o conjunto da casa assumiu o controlo da partida e voltou a marcar aos 70 minutos, novamente por Danny Pires, que fez a recarga a um remate de Parini. Contudo, contra a corrente do jogo, o Ribeira Brava reduziu aos 74 minutos, por Lenine, com um remate bombeado à entrada da área que surpreendeu o guarda-redes João Júnior.
O golo deu ânimo à equipa insular, que tentou relançar a partida, mas o Bragança respondeu com solidez defensiva, segurando a vantagem até ao apito final e garantindo mais três pontos.
No final do encontro, o treinador do GD Bragança, André Irulegui, considerou que foi “uma vitória da competência”. “Não fizemos um grande jogo, mas fomos competentes. O golo sofrido intranquilizou a equipa, mas mostrámos pragmatismo e encaixámos bem no adversário. Bastou uma pequena desconcentração para fragilizar a equipa, mas acabámos por aguentar bem perante um adversário sem nada a perder”, afirmou.
Sobre o próximo desafio, frente ao São Martinho, atual terceiro classificado, agendado para 15 de fevereiro, o técnico alertou para as dificuldades que se avizinham. “Vem aí uma série de jogos muito difíceis e queremos continuar no topo da classificação. O São Martinho mostrou um enorme crescimento e prevê-se um jogo exigente, antes do dérbi com o Mirandela”, referiu.
Do lado do Ribeira Brava, o treinador Gonçalo Menezes sublinhou a atitude da sua equipa. “Fomos competitivos perante um adversário que é líder e mostrou isso. Sofremos golos por infelicidades, nossas ou da arbitragem, mas demonstrámos determinação e queremos melhorar para lutar pela manutenção até ao final”, disse.
Concluída a jornada, o GD Bragança segue na liderança isolada da Série A, com 34 pontos, beneficiando do empate do Limianos, segundo classificado, no terreno do Camacha (2-2). A equipa minhota encontra-se agora a cinco pontos dos brigantinos.
Fotos: Guilherme Moutinho

