GD Bragança sagra-se campeão distrital de juniores após triunfo em Vila Flor

A equipa de juniores do Grupo Desportivo de Bragança conquistou, no passado sábado, o título de campeão distrital da categoria, ao vencer por 1-3 na deslocação ao reduto do FCLN/CSP Vila Flor, em encontro referente à 10.ª e última jornada da competição Sub-19 promovida pela Associação de Futebol de Bragança.
No Estádio Municipal de Vila Flor, os brigantinos adiantaram-se no marcador ainda antes do intervalo, beneficiando de um autogolo de Guilherme Cordeiro, aos 42 minutos. Na segunda parte, João Paulo ampliou a vantagem aos 71’, mas João Gonçalves reduziu de imediato para a formação da casa, aos 73’. A confirmação do triunfo chegou perto do apito final, com o golo de Mateus Teixeira, aos 89’.
Com esta vitória, o GD Bragança terminou o campeonato com 23 pontos, os mesmos que o Macedo de Cavaleiros, que goleou o Moncorvo por 4-1 na última ronda. No entanto, a equipa brigantina beneficiou da vantagem no confronto direto para garantir o primeiro lugar da tabela e conquistar o título.
No final da partida, o treinador Luís Tomé destacou o percurso da equipa e a seriedade com que o jogo foi encarado. “Sabíamos que partíamos para a última jornada a depender só de nós, e isso foi um ponto a nosso favor, tendo em conta que liderámos a tabela desde a primeira jornada. Os jogadores e a equipa técnica encararam o jogo com seriedade e fizemos um jogo competente. Ser campeão é o coroar do trabalho de largos meses, estes miúdos merecem isto pelo que trabalharam.”
Com este triunfo, o GD Bragança garante ainda o regresso ao Campeonato Nacional Sub-19 da II Divisão, já na próxima época. Sobre esse feito, o técnico sublinhou: “Voltámos a colocar os juniores do Bragança nos nacionais, mas dizer quem será o treinador na próxima época ainda é prematuro, pois ainda há um troféu por disputar e só depois reunir para acertar essa continuidade ou não.”
A temporada no escalão de juniores encerra oficialmente no próximo dia 31 de maio, com a realização da final da Taça Distrital de Juniores, em local ainda por definir. Para esse encontro, Luís Tomé antevê um novo desafio exigente. “A nossa obrigação em todas as competições é de ganhar, mas sabendo que vamos encontrar um adversário forte e com qualidade como ficou demonstrado neste campeonato,” concluiu.
Foto: Udo Gonçalves