FUTEBOL DISTRITAL

GD Bragança ergue a primeira edição do Troféu Ximena, após vitória frente ao GD Sendim

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2021-09-26 19:27

O Grupo Desportivo de Bragança conquistou, este sábado (25), a primeira edição do Troféu Ximena, ao bater por 5–2 o Grupo Desportivo de Sendim.

Antes do início da partida, foram apresentados os jogadores do plantel sénior, para a época desportiva de 2021/2022 do GD Bragança, que receberam as camisolas de jogo pelas mãos de antigas glórias do clube canarinho. Antas, Nené, Cancelinha, Santana, Chicão, Mateus, Rodrigues, Ferro, Silva, Ximena, Ricardinho, Carlitos, Pinto, Germano, Lico, Tojé Cepeda, Ilídio, Sena, Albano, Teixeira, Ferro, Malã, Araújo, Pereirinha e Pereira deram simbolismo à apresentação do clube brigantino.

O pontapé de saída foi dado por Ximena, antigo guarda-redes e capitão do GDB, que recebeu uma calorosa salva de palmas dos muitos adeptos que acorreram ao Estádio Municipal de Bragança para estarem presentes na sua homenagem em formato de torneio.

É uma alegria imensa, é uma honra ter um troféu com o meu nome. Escrevi a minha história neste clube, mas quando falo neste troféu gosto de dividir esta homenagem com todos aqueles que contribuíram para o engrandecimento do clube. Agradeço a oportunidade para relembrar o trabalho e dedicação do Dr. José Moreno ao emblema brigantino.Ximena, antigo guarda-redes e capitão do GD Bragança.

Na história do Troféu Ximena ficou Paulo Roberto, o veterano avançado brasileiro marcou o golo inaugural, aos 4’, após um bom cabeceamento a culminar jogada de Helton. No restante tempo da 1.ª parte, os brigantinos ensaiaram várias jogadas de ataque, mas esbarraram invariavelmente na boa organização defensiva da equipa do Sendim.

Ao intervalo, foram homenageados Telmo Afonso, Octávio Borges e Carlos Ventura pelos serviços prestados no Departamento Médico do GD Bragança. Um interregno, igualmente, animado pelos jovens atletas da formação brigantina que mostraram os seus dotes de futebolistas aos adeptos presentes.

Na entrada do segundo tempo, aos 51’, o GD Sendim consegue o empate. O avançado Bruno Faria aproveitou um mau alívio do defesa Michel para empatar a partida.

O empate não durou muito, aos 53’, com Nuninho a dar a vantagem após a conversão bem sucedida de uma grande penalidade. Passados três minutos, o GD Bragança chega com naturalidade ao 3–1. A dupla Paulo Roberto e Helton voltou a mostrar entendimento, com o brasileiro a mostrar forte presença na área. O quarto e quinto golo dos brigantinos, aos 59’ e 64’, foram da autoria do avançado Mantorras. O ex-jogador do Macedo de Cavaleiros mostrou estar num bom momento e protagonizou dois momentos de classe a abrilhantar a festa.

Estou feliz pelos golos e poder ajudar a equipa. O importante é a equipa estar bem e trabalharmos para o próximo jogo frente ao Vimioso.” Mantorras, avançado do GD Bragança.

A equipa do GD Sendim reduziu, aos 73’, através do brasileiro Lorenzo. Boa jogada individual a fechar o marcador no Estádio Municipal de Bragança. No final da partida, o técnico André Irulegui minimizou a derrota. “Comentei com os meus jogadores que foi uma boa derrota, se ganhamos aqui hoje iríamos ter problemas no jogo da terceira jornada”, brincou o técnico sendinense. “Realizámos um bom jogo, tivemos falhas individuais em três golos contra uma equipa forte como o GD Bragança. Contra um adversário destes temos que efetuar um jogo quase perfeito. A equipa do Bragança é um candidato à subida,” afirmou. Quanto às possibilidades do GD Sendim nesta temporada do Campeonato Distrital AF Bragança. “ Sem falsas modéstias, acredito que tenho uma equipa competitiva. O Sendim é uma equipa curta, com 15–16 jogadores, acredito que com alguma sorte, e sem lesões, podemos sonhar com o topo da tabela,” apontou André Irulegui.

Lopes da Silva, técnico do GD Bragança, mostrou-se satisfeito com a exibição. “Foi um bom jogo, tivemos sempre o controlo da bola e do jogo. A nossa equipa esteve bem perante os nossos adeptos. Defrontámos uma equipa boa, um conjunto organizado que conseguimos superar, mas há pormenores a melhorar. Estivemos mais equilibrados que no jogo passado (derrota com o Sendim, por 4–2), fomos eficazes em todos os aspetos do jogo. O fator campo foi fundamental nessa partida, mas essa aprendizagem é boa”. O próximo jogo dos brigantinos é frente ao Águia Fc Vimioso e marca o arranque do Campeonato Distrital AF Bragança. “Será um jogo difícil, perante uma equipa muito competitiva. Teremos que encarar essa e todas as outras partidas com muita concentração” declarou o técnico brigantino.

A primeira jornada do Campeonato Distrital está agendada para o próximo dia 3 de outubro, o GD Bragança visita o Vimioso, enquanto o GD Sendim viaja a Vila Flor.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB