CICLISMO

Flávio Cipriano vence na Campeã após retificação de resultados

Publicado por Guilherme Moutinho em Ter, 04/15/2025 - 09:31

Flávio Cipriano, atleta da União Ciclista de Bragança, foi confirmado como vencedor da segunda etapa da Taça Regional de Maratonas BTT (XCM) da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real (ARCVR), na categoria Master 30. A prova decorreu a 6 de abril, na freguesia da Campeã, em Vila Real, mas os resultados apenas foram homologados esta segunda-feira, após a retificação das classificações.

Inicialmente, Lucas Coelho, da categoria M30, tinha sido o primeiro a cortar a meta. No entanto, o dorsal 305 foi alvo de desclassificação por se afastar do percurso oficial sem regressar ao ponto exato onde saiu, conforme determina o artigo 4.1.035 do regulamento da UCI para provas de BTT. A decisão foi tomada pelo colégio de comissários, liderado por Bruno Coutinho, após análise da ocorrência. "Entendo que o atleta deverá ser desclassificado", lê-se na deliberação.

Com a correção da classificação, Flávio Cipriano reforça a liderança da competição, ao somar nova vitória após o triunfo na etapa inaugural, realizada em Chaves. O ciclista brigantino completou o percurso em 3h12m31s, numa prova marcada pela dureza natural do terreno e por dificuldades físicas.

“Prova na zona do Marão e Alvão só podia ser sinónimo de dureza natural, aliando-se a uma fase menos boa no que diz respeito à minha saúde, tornou a prova ainda mais difícil. A tática era ir com o grupo da frente até à subida principal e a partir dali gerir o esforço para não sofrer quebras e minimizar perdas. No final fiquei feliz com o resultado, mantendo a liderança da taça de XCM ARCVR”, partilhou o atleta.

João Rodrigues e Ruben Carrilho completaram o pódio da categoria Master 30.

A próxima paragem da Taça Regional XCM está marcada para 4 de maio, em Ribeira de Pena.

Foto: DR

Assinaturas MDB