Filipe Granjinho fecha época de estrada com vitória em Gondomar

O ciclista brigantino Filipe Granjinho, da equipa Paredes/Reconco, encerrou a temporada de estrada em bom plano, ao vencer, este domingo, a segunda etapa do 53.º Grande Prémio de Ciclismo de Gondomar, evento destinado às categorias de cadetes e juniores/sub-23.
Para além do triunfo na chegada ao sprint, o jovem atleta conquistou ainda a camisola da montanha e a camisola das metas volantes, concluindo a classificação geral no 6.º lugar.
A jornada começou com um contrarrelógio individual de 5 quilómetros, no qual Granjinho alcançou a 8.ª posição. “Não sendo forte no contrarrelógio, o meu objetivo era apenas minimizar possíveis perdas para a classificação geral”, explicou o ciclista.
Na prova em linha, disputada em cerca de 40 quilómetros, o brigantino manteve-se ativo desde o início. “Como já tinha cedido algum tempo, tentei estar sempre na frente para lutar por uma das camisolas – a da montanha ou a das metas volantes”, recordou.
O esforço seria recompensado. “Com o desenrolar da corrida consegui garantir a camisola da montanha e, como me sentia bem, decidi também disputar as metas volantes, que também acabei por vencer.”
A confiança acumulada refletiu-se no desfecho da etapa. “O bom momento de forma deu-me confiança para me posicionar bem no sprint final. No fim de tudo, consegui vencer não só as duas camisolas como também a etapa”, salientou.
No balanço da participação, Filipe Granjinho mostrou-se satisfeito com o desempenho: “Fecho assim a época de estrada com uma vitória na etapa, duas camisolas conquistadas e o 6.º lugar na geral. Agora é aproveitar para desfrutar da bicicleta e tentar ser campeão regional da ACB em BTT.”
O jovem ciclista deixou ainda palavras de agradecimento à família, à equipa Paredes/Reconco e à União Ciclista de Bragança: “Não posso deixar de dirigir um grande agradecimento a todos os que me apoiam, tanto à minha família como a toda a equipa, que nunca me deixou faltar nada, e à União Ciclista de Bragança pelo apoio incondicional ao longo da época.”
O próximo desafio de Filipe Granjinho será já em BTT, no dia 5 de outubro, em Vilar do Monte.
Fotos: DR