Diocese

Faleceu o Padre Hérmino Alfredo Ferreira

Publicado por . em Qui, 12/18/2025 - 17:27

Faleceu, hoje, aos 84 anos, o Padre Hérmino Alfredo Ferreira, que havia celebrado este ano 59 anos de ordenação sacerdotal .
As exéquias fúnebres terão lugar amanhã, 19 de dezembro, às 15h00, na igreja matriz de Vale Benfeito, em Macedo de Cavaleiros, e serão presididas pelo bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida.

Natural de Vale Benfeito, concelho de Macedo de Cavaleiros, foi ordenado presbítero em 31 de julho de 1966, por D. Manuel de Jesus Pereira, 41.º Bispo de Bragança-Miranda.

Antes da sua ordenação sacerdotal foi Secretário do Bispo da Diocese e, entre 1966 e 1968, paroquiou nos concelhos de Carrazeda de Ansiães [Pereiros, Zedes, Codeçais, Amedo e Areias] e de Vila Flor [Sampaio, Lodões, Junqueira, Nuzelos e Roios].

Enquanto paroquiava frequentou dois anos do curso de Medicina na Universidade de Coimbra.

Entre 1975 e 1991, através da Obra Católica Portuguesa das Migrações, foi missionário no Canadá e exerceu o ministério sacerdotal nas cidades de Toronto, Ontário e Calgary, Alberta.

Neste país empenhou-se na catequese, nos encontros matrimoniais, deu enfâse ao ensino bíblico. Prestou assistência espiritual e religiosa aos doentes hospitalizados, participando ativamente nos encontros inter-religiosos da Pastoral da Saúde. Ajudou na construção da Igreja de N. ª S.ª de Fátima em Calgary. Foi facilitador de atos notariais, apoiando e privando de perto com a Dr.ª Manuela Aguiar, “a primeira mulher a tutelar a diáspora como Secretária de Estado” da Emigração e Comunidades Portuguesas” [1980-1987].

De regresso a Portugal assumiu a paroquialidade novamente no concelho de Vila Flor (Santa Comba da Vilariça, Vilares da Vilariça, Benlhevai, Trindade, Lodões, Vale Frechoso), em Alfândega da Fé (Vilarelhos, Pombal, Santa Justa, Eucísia, Gouveia, Cabreira), e por fim no concelho de Macedo de Cavaleiros (Grijó de Vale Benfeito).

Foi presidente do Centro Social Paroquial de Grijó e docente de Educação Moral Religiosa Católica na Escola EB 2,3 de Macedo de Cavaleiros. Enquanto pároco colaborou com a “Terras Quentes” – Associação de Defesa do Património do concelho de Macedo de Cavaleiros e com o Museu de Arte Sacra daquele concelho.
Foi membro do Conselho Presbiteral. Jubilou-se em 2012, por motivos de cegueira, passando por diferentes estruturas residenciais para idosos: Centro Social Paroquial de Izeda, Lar o Bem Viver - Vale Pradinhos e, a Fundação Betânia, em Bragança.

Durante a institucionalização em Izeda (2015-2020) colaborou com o pároco da Unidade Pastoral de Santa Maria do Sabor.

Em 2016, na Catedral, assinalou as Bodas de Ouro Sacerdotais e celebrou, a 31 de julho de 2025, 59 anos de ordenação sacerdotal.

Assinaturas MDB