FUTEBOL FORMAÇÃO

Fair Play do FC Leão Negro/CSP Vila Flor reconhecido com Cartão Branco

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 11/17/2025 - 09:09

O encontro entre o CA Macedo de Cavaleiros e o FC Leão Negro/Centro Social e Paroquial de Vila Flor, realizado a 9 de novembro e relativo à 4.ª jornada do Campeonato Distrital de Juniores C Sub-14, ficou marcado por um gesto de desportivismo reconhecido pela equipa de arbitragem.

Segundo o relatório do árbitro da Associação de Futebol de Bragança, Ricardo Sapage, a equipa da casa iniciou a partida somente com dez jogadores. Perante esta situação, a equipa visitante comunicou, antes do apito inicial, que também jogaria com dez atletas, garantindo igualdade numérica entre os conjuntos.

O gesto foi considerado um exemplo de Fair Play, tendo levado à amostragem do Cartão Branco ao treinador da equipa visitante, João Rafael Caseiro Victor.

Este cartão visa reconhecer e premiar atitudes éticas e desportivas, ao contrário dos cartões amarelo e vermelho, que são punitivos. Pode ser exibido a jogadores, treinadores, dirigentes ou mesmo adeptos, para distinguir comportamentos positivos, como admitir um erro, ajudar um adversário ou demonstrar espírito de jogo limpo. A iniciativa foi aprovada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em 2018, no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).

Foto: DR

Assinaturas MDB