Covid-19: Subiu para nove o número de funcionários infetados na UCC da Santa Casa de Moncorvo
Subiu para nove o número de funcionários infetados com covid-19 na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo o que, segundo as autoridades locais, coloca em causa a prestação de cuidados aos utentes da instituição.
Depois de um primeiro caso positivo detetado na semana passada num paciente daquela unidade e de um enfermeiro que também prestava serviço na Santa Casa de Foz Côa, no sábado foram conhecidos mais 13 utentes e uma funcionária, testados pela ULS com o método de zaragatoa.
Por isso, ainda no sábado uma equipa da ULS voltou à Santa Casa testar os restantes funcionários e utentes. Os resultados começaram a ser conhecidos esta segunda-feira e elevaram para nove o número de funcionários infetados, esperando-se mais resultados esta terça-feira.
À Lusa, o presidente da Câmara, Nuno Gonçalves (que recusou prestar declarações ao Mensageiro), apontava para dez funcionários infetados. No entanto, o Mensageiro só conseguiu confirmar nove junto de fonte hospitalar.
"A situação agravou-se aqui na UCCTM, de tal forma que 70% dos funcionários que aqui prestam serviço testaram positivo", indicou o autarca do distrito de Bragança à Lusa.
Segundo Nuno Gonçalves, não haverá funcionários suficientes para fazer face às necessidades do primeiro turno de trabalho de terça-feira.
Em cima da mesa está a possibilidade de a própria ULS vir em auxílio da Santa Casa moncorvense.